Significado de Tufão

O que é Tufão

Tufão é um substantivo masculino. O termo vem do Grego typhon, provavelmente derivado de typhein, que quer dizer “fumegar”. Outros interpretam a origem da palavra tufão com o Cantonês tai-fung, que significa “grande vento”.

O que é Tufão:

O significado de Tufão descreve um fenômeno meteorológico. É um vendaval tropical que aparece nos mares orientais, em especial nos mares do oceano Índico e na China.

O tufão é uma tempestade tropical que exige uma maior área de oceano para se fortalecer – quando isso acontece, seu poder de destruição pode ser máximo, com lufadas de ventos podendo alcançar os 360 km por hora. A grande maioria, contudo, possui ventos contínuos de 118-119 quilômetros por hora.

Um tufão se caracteriza como um redemoinho que se forma e gira em volta de um centro de baixa pressão atmosférica – sempre levando-se em conta as condições meteorológicas mais propícias para o desenvolvimento de um, porém é possível afirmar que no oeste do Pacífico mais de 20 tufões são formados somente em um ano.

As Filipinas é um dos países que mais está suscetível a tufões, principalmente por estar localizada na parte oeste do Pacífico (os tufões irão se proliferar por meio da grande massa de água quente do oceano) e pela falta de proteção que possui, já que o país é formado por milhares de ilhas. Pelo menos 9 tempestades tropicais atingem as Filipinas anualmente.

Na história, muitos tufões devastaram os países asiáticos. Alguns exemplos são:

  • Super Tufão Haiyan: tufão que atingiu as Filipinas, as Ilhas Carolinas, Micronésia e o Vietnã, com rajadas de 315 km por hora em novembro de 2013. De categoria 5 na escala JTWC (Joint Typhoon Warning Center, que é o Centro da Junta de Aviso de Tufão) número de mortos ultrapassa os 6 mil,
  • Tufão Nancy: ocorrido em setembro de 1961, este tufão é considerado como o mais forte registrado na história, pois seus ventos alcançaram 343 km por hora, também sendo classificado como categoria 5. Mas muito se contesta nesta velocidade – acreditando-se que pode ter chegado ao máximo de 306 km por hora.

De toda forma, este tufão, embora devastador, somente matou 191 pessoas.

  • Tufão Vera: matando mais de 5 mil pessoas, este tufão atingiu o Japão em 1959. O grande responsável, entretanto não foram seus ventos, mas sim a destruição das barreiras oceânicas, que provocaram inundações graves.
  • Tufão Tip: foi o maior e mais intenso tufão até hoje registrado. Com diâmetro de 2.220 km (o que é quase metade do tamanho dos Estados Unidos!), este tufão assolou o Japão, matando 86 pessoas em 1979, com ventos de 306 km por hora.

Tufão e furacão

Há uma clara diferença entre um furacão e um tufão – tudo depende da área de atuação desta tempestade tropical, isto é, o local de ocorrência do fenômeno.

O tufão, como explicado, acontece no noroeste do Pacífico, enquanto que os furacões acontecem no Atlântico. Outra diferença é que os ventos do tufão são mais calmos, bem como não existem nuvens espiraladas ou formação de “olho” (como se vê no furacão).

Ao contrário do furacão, o tufão tem uma extensão geográfica maior.

O significado de Tufão está na categoria Significados