Significado de Tulipa Roxa

O que é Tulipa Roxa

Tulipa roxa é um substantivo feminino. Tulipa vem do Francês tulipe, o nome da flor, que veio do Turco tülbent, do Persa dulbant, que é “turbante”. Já a cor roxa vem do Latim russeus, que significa “vermelho-escuro”.

O significado de Tulipa roxa descreve uma flor ornamental, um gênero de plantas angiospermas da família das liláceas. Esta flor é originária da Turquia e é caracterizada com flor individual, composta por seis pétalas e uma reta haste, podendo alcançar em torno de 30 a 60 cm de altura, além de longas folhas.

A tulipa roxa é uma das variadas cores existentes desta bonita flor. Atualmente, existem até cruzamentos bem-sucedidos realizados em laboratório que desenvolveram novas cores e variedades de tulipas. As cores das tulipas envolvem diferentes significados, levando-se em conta as próprias tradições culturais, como, por exemplo:

  • Tulipa roxa: simboliza a tranquilidade, a paz e o luxo,
  • Tulipa vermelha: é símbolo do amor eterno e verdadeiro,
  • Tulipa branca: é a simbologia do perdão,
  • Tulipa laranja: simboliza a vitalidade e o vigor,
  • Tulipa amarela: é a luz do sol e transmite prosperidade.

A tulipa começa sua floração na primavera, gostam de sol direto, ou seja, nada de sombra ou meia sombra. Entretanto, essas flores não toleram altas temperaturas.

Tulipas na Holanda

A Holanda é considerada o país perfeito para o cultivo de tulipas – isso se deve por conta da longa primavera caracterizada por noites frescas. Grande parte do país se transforma em campos coloridos e vistosos de meados de março até final de maio.

Este é o período ideal para quem busca viajar para este local da Europa para ver os milhões de bulbos florescendo: são mais de 7 milhões deles em Lisse. Entretanto, em campos rurais as tulipas também se fazem presente – elas são facilmente encontradas pela Holanda.

Os campos de tulipas se localizam, em sua maioria, no Noordoostpolder, província de Flevolândia. Outra alternativa para apreciação das flores são os campos de bulbos ao longo da costa de Haia e Leiden até Alkmaar no norte.

Existe o parque Keukenhof, próximo de Leiden, que possui a maior exposição de flores do planeta.

As tulipas foram trazidas para a Holanda no século XVI por meio do botânico Conrad Von Gesner e hoje é o símbolo desse país.

Tulipas no Brasil

No Brasil, a cidade de Holambra, no interior do estado de São Paulo, é o local propício para o cultivo de tulipas, por conta de seu ambiente e clima favoráveis.

A produção comercial de tulipas na cidade de Holambra iniciou-se em 1988 e até hoje serve para exportação tanto para o mercado interno como para outros países, como os Estados Unidos.

Embora as tulipas não se adaptem ao clima do Brasil, há possibilidade de induzir a planta a dar mais uma floração, fazendo com que ocorra a simulação das condições climáticas do seu habitat natural (Holanda) para trazer estímulo aos bulbos a retornarem e florescerem novamente.

O significado de Tulipa Roxa está na categoria Significados