Significado de Tulipas

O que é Tulipas

Tulipas são flores ornamentais derivadas do gênero de plantas liliáceas. São formadas por uma única flor em cada haste com folhas longas, que apresentam seis pétalas que podem atingir de 30 a 60 cm de altura.

As tulipas são flores cujo nome deriva da palavra turco-otomana “Tulbend”, que significa “turbante”, um adereço comum utilizado pelos turcos. Tem esse nome por se assemelhar muito ao dito acessório.

Essas flores têm incrível adaptabilidade com o frio, crescendo a partir do bulbo que produz uma floração única e fantástica durante o ano, logo no início da primavera.

As tulipas possuem as mais variadas cores, evento esse derivado dos diversos cruzamentos entre elas, o que pode ser notado ao ver reflexos de diferentes cores em uma única tulipa. Um exemplo disso é a tulipa negra, que ainda apresenta tons densos de azul e vermelho.

É necessário ter extremo cuidado e perícia ao manipular o bulbo da tulipa, pois o mesmo emana uma substância com efeitos colaterais como conjuntivite, rinite e crises asmáticas.

Cultivo de tulipas na Holanda

Embora muitas pessoas confundam a verdade sobre a origem das tulipas, essa planta é originária da Turquia, porém, foi levada para a Holanda em determinado período do século XVI por um botânico chamado Conrad Von Gesner.

O cultivo do bulbo sempre teve fácil adaptação, o que possibilitou para a Holanda expandir seu mercado nessa área. O cultivo de tulipas se expandiu tanto que chegou a ser a quarta maior fonte de renda do país.

A tulipa, mesmo não sendo originária de lá, é o verdadeiro símbolo da Holanda. Ela é cultivada em majestosos jardins, que passam a maior parte do ano sendo devidamente preparados para uma abertura massiva na primavera. Um grande exemplo é o parque “Keukenhof”, o famoso parque das tulipas. Ele é composto por sete milhões de flores que formam enormes tapetes multicoloridos, visitados por mais de 800 mil pessoas.

Cultivo de tulipas no Brasil

No território nacional, as tulipas são cultivadas principalmente na cidade de Holambra, localizada em São Paulo. Podemos notar a influência das origens das coisas, visto que a cidade de Holambra foi formada muito tempo atrás por imigrantes holandeses, ou seja, somado ao clima tranquilo, essa cidade possui a perfeita atmosfera para o cultivo em massa da flor. Os bulbos são diretamente importados da Holanda e as flores que são possíveis cultivar com os recursos naturais ajudam muito a alimentar o mercado interno. Após o processo, essas flores são direcionadas para os Estados Unidos.

Significado das Cores das Tulipas

Vermelhas: são a representação do amor e paixão.

Brancas: expressam inocência, pureza e humildade. As tulipas brancas remetem ao tributo de remissão e perdão.

Roxas: são normalmente associadas à realeza. A cor púrpura é utilizada como referência à beleza e isso se deriva da obra Hamlet de Willian Shakespeare.

Rosas: podem ser associadas às mais diversas situações, como a ideia de felicidade perfeita e afeto.

Amarelas: são frequentemente associadas à amizade.

 

O significado de Tulipas está na categoria Significados