Significado de Twitter

O que é Twitter

Twitter, palavra de origem inglesa, pode ser traduzida como gorjeio de pássaros, chilrear, pipilar, pio de passarinho,

O que é Twitter?

Twitter é, atualmente, uma das redes sociais mais populares no mundo todo, tendo usado esse nome em virtude da sequência de pequenas publicações, ou microblogs, já que só é possível fazer postagens de textos com até 140 caracteres.

O símbolo usado pelo Twitter simboliza exatamente isso, trazendo um pássaro azul, traduzindo os tweets dos usuários como gorjeios, como pequenos comentários.

Pelo Twitter são emitidos milhões e milhões de tweets todos os dias, trazendo uma comunicação mais fácil entre as pessoas, possibilitando acesso a artistas, personalidades do mundo político ou simplesmente para comentar rapidamente as notícias mais importantes.

O Twitter é uma das redes sociais mais populares do mundo exatamente por isso, por permitir  enviar e receber atualizações de contatos os mais diversos, de todos os níveis sociais, possibilitando maior interação entre pessoas, sem conotação de credo, sexo, cor, raça ou qualquer outro elemento diferenciador.

As publicações, ou tweets, podem ser enviados através do website do Twitter, por SMS, utilizando aplicativos do Twitter para tablets e smartphones, entre outros dispositivos móveis.

Os tweets são comparados aos pios, com pequenas mensagens que ficam acumuladas no timeline do Twitter, o pequeno pássaro azul, sendo as atualizações exibidas no perfil dos usuários em tempo real e também enviadas a outros seguidores que estejam no perfil da pessoa de seu interesse, gerando um novo ritmo de comunicações.

Além dos tweets, ou micromensagens, o Twitter também disponibiliza, atualmente, a opção de compartilhar vídeos e imagens, utilizando-se de encurtadores de URLs.

O programa do Twitter é especializado em gerenciamento, usando também RSM, sendo um serviço gratuito na internet. Através do SMS, as operadoras do sistema telefônico podem fazer cobrança das mensagens.

O criador do Twitter é Jack Dorsey, que desenvolveu o sistema em 2006, ganhando popularidade no mundo todo, conseguindo, logo depois de seu lançamento, milhões de seguidores.

Hoje, o idioma português é o segundo mais utilizado pelo Twitter, ficando apenas atrás do inglês. Sua facilidade de comunicação permitiu que também fosse usado pelas celebridades, que se utilizam dos microblogs para manter a interação com os fãs.

Além dos microblogs, o Twitter também possui outras ferramentas, que são muito úteis para quem se utiliza da rede social, como o retweet, ou RT, que replica uma mensagem de um usuário para uma lista de seguidores, concedendo o crédito ao autor original da mensagem.

Os usuários podem usar também o trending topics, ou TTs, que são uma lista das palavras mais publicadas na rede, em tempo real, servindo para uma região determinada ou no mundo todo, servindo como um termômetro, mostrando quais são os assuntos mais comentados pelas pessoas na internet nos diversos momentos do dia.

Outras funcionalidades do Twitter são o BG no Twitter e o FF no Twitter.

O número de usuários do Twitter já alcançou 1 bilhão, com expectativa de que possa chegar a 4 bilhões de usuários nos próximos anos.

O Twitter ultrapassou hoje o sentido figurado da palavra, que é “jogar conversa fora”, “tagarelar” sobre coisas sem importância, servindo para criar comunicação, trocar informações, manter-se atualizado com o que acontece em todos os lugares.

Diante da inovação, as pessoas sentem-se mais próximas e mais ligadas aos eventos, trazendo mais conscientização e mais proximidade com as pessoas e com o mundo.

O significado de Twitter está na categoria Significados