Significado de Ubatuba

O que é Ubatuba

Ubatuba é uma palavra cujo significado é lugar de canas ou de canoas. Trata-se de um termo de origem indígena, mais especificamente de língua tupi.

O significado de Ubatuba também se refere a “ajuntamento de canoas” ou “ajuntamento de canoas do rio”, vez que na etimologia as expressões tupis “u’ubá” e “ubá” significam “canoa do rio” e “canoa”, respectivamente.

Já o termo “tyba” significa o mesmo que “ajuntamento” e “tuba” quer dizer “lugar”.

Atualmente, Ubatuba é o nome de uma cidade localizada no litoral norte do estado de São Paulo. Milhares de pessoas visitam o lugar todos os anos. Com mais de 80% de seu território inserido no Parque Estadual da Serra do Mar, Ubatuba ocupa aproximadamente 70.783 km².

Ubatuba, durante o século XVI, fazia parte de uma vasta região litorânea que era ocupada pelos índios tupinambás. Foi na obra de Hans Stadem que foi feita a primeira referência ao local, vez que ele permaneceu cativo em uma aldeia em Angra dos Reis chamada Uwatibi e que tinha o mesmo nome da região da atual cidade de Ubatuba, onde os índios tupinambás se ajuntavam com várias canoas para expedições de guerras contra os portugueses e os tupininquins.

Ubatuba praias

Ubatuba é conhecida como a “capital do surfe” e “pérola do litoral norte” devido as suas mais de 100 praias e 20 ilhas que apresentam excelentes condições para trilhas, pesca, mergulhos e vela. Elas atendem a todo tipo de turista; aqueles que preferem praia com mar calmo, vida noturna agitada, hoteis a beira mar, barzinhos, etc.

Ubatuba oferece também opções relaxantes e tranquilas. É muito procurada nacional e internacionalmente.

A cidade de Ubatuba é lembrada por suas belezas naturais compostas por angras, enseadas, baías, etc. Além disso, essa região possui algumas das praias mais famosas do sudeste do Brasil, como:

  • Praia Grande – mar com muitas ondas, muitos quiosques, areia clara, som alto e mesinhas ao redor de toda a praia.
  • Lázaro – praia de areia dura, mar tranquilo sendo uma excelente opção para passear com a família. Possui uma estrutura muito boa quanto as lojinhas, restaurantes e barraquinhas.
  • Perequê – mar tranquilo, areia um pouco mais escura, o som alto é liberado, mas a criançada diverte bastante. Durante alta temporada essa praia fica bem cheia.
  • Maranduba – localizada no extremo sul de Ubatuba, a praia de Maranduba também é de águas calmas, tem mesas e quiosques e o público infantil adoram a plataforma com tobogã que fica no meio do mar.
  • Itamambuca – possui uma extensa faixa de areia fina e clara. As ondas são perfeitas para a prática de surf.

Dentre as ilhas existentes, as que mais se destacam são:

  • Anchieta.
  • E das Couves.

Em uma delas está localizado um presídio desativado que décadas atrás era ocupado por presos políticos.

Em Ubatuba está também o projeto TAMAR, que tem como missão proteger as espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção em todo território brasileiro.

Ubatuba tempo

O clima da cidade de Ubatuba é tropical atlântico ou tropical litorâneo úmido e ao longo do ano possui estações chuvosas bem distribuídas com mês mais frio e sem estação seca. A temperatura média fica acima de 18°C.

O mês mais frio em Ubatuba é julho e o mais quente é fevereiro.

O significado de Ubatuba está na categoria Significados