Significado de Ubiquidade

O que é Ubiquidade

Ubiquidade é a qualidade daquilo que está presente em todos os lugares ou em muitos lugares ao mesmo tempo. Ubiquidade é a característica daquilo que é ubíquo, que apresenta como propriedade estar em diversos lugares simultaneamente.

Podemos dizer que o ar que respiramos tem como característica a ubiquidade, pois podemos constatar que o ar existe praticamente em todos os lugares da Terra. Se considerarmos somente a superfície do planeta diríamos que o ar está espalhado por todo o planeta.

Podemos também entender ubiquidade como um sinônimo de onipresença. Onipresença é a propriedade divina de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, assim podemos dizer que ubiquidade é uma das características de Deus e estaremos assim totalmente de acordo com o que dizem os estudiosos da Teologia.

Ubiquidade é também uma característica apresentada por diversas espécies de microrganismos, que podem ser encontrados em praticamente todos os lugares.

Princípio da Ubiquidade

A ubiquidade é um conceito importante na área do direito, sendo discutido e aplicado com algumas peculiaridades conforme a área do direito. Na teoria da ubiquidade, estipula-se que determinada conduta ilegal se dá em determinado lugar, e este deve ser tecnicamente tido como o local do crime. Assim, se um crime é cometido em determinado país e o criminoso se encontra em outro, o que vale para o processo é o local onde ocorreu a conduta, de modo que o criminoso deve ser julgado de acordo com as leis do país cujas leis infringiu.

Ubiquidade nas Comunicações

Hoje, graças aos avanços tecnológicos alcançados pela era digital, a comunicação é feita de forma instantânea, de modo que alguns teóricos entendem que a informação está em estado de ubiquidade, ou seja, a comunicação e a transmissão de dados é algo que está em todos os lugares ao mesmo tempo.

O conceito de ubiquidade na informação vem sendo discutido desde os anos 90, com vistas a se procurar entender melhor esse fenômeno e suas implicações, bem como para que a partir disso o meio corporativo e institucional possa trabalhar para tirar o melhor proveito possível dessa conjuntura, tanto do ponto de vista econômico como social.

O significado de Ubiquidade está na categoria Significados