Significado de Um Abraço

O que é Um Abraço

Um abraço representa uma ação de amor, carinho, amizade e afeto. É um ato que faz uma ligação muito íntima e bonita entre pessoas. Essa conexão cria uma sensação boa tanto para quem o dá quanto para a pessoa que o recebe.

Pode ser apenas um gesto simples, porém, também pode ser vista como uma manifestação física de um aglomerado de sentimentos. Desde sua infância, os indivíduos aprendem a sempre abraçar as pessoas que lhe são queridas e próximas como formas de transmissão para as mais variadas emoções, seja tristeza, alegria, saudade ou uma simples manifestação de sua vontade.

Para as pessoas que passam por momentos extremamente difíceis em sua vida, um simples abraço manifestando os sentimentos daquele indivíduo pode ser muito reconfortante para a pessoa que sofre, visto que os sentimentos representados por aquelas ações são: apoio, atenção, consolo e transmite a solidariedade de um indivíduo para outro.

Isso não é apenas uma questão psicológica, como também é um estudo científico. As pesquisas e experimentos comprovaram que o abraço pode trazer muitos benefícios para a saúde, já que aumenta muito os níveis da substância chamada oxitocina, que possui a particularidade de expandir o bem-estar e felicidade de um indivíduo.

Durante o nascimento de uma criança, as mães demonstram um nível muito mais de oxitocina. Por esse motivo, normalmente as mães tem uma ligação muito forte e duradoura com seus filhos.

Mesmo nos relacionamentos, os abraços ajudam a melhorar a relação. Enquanto a oxitocina cria uma incrível ligação entre mãe e filhos, os abraços também são cruciais nos relacionamentos. Essas demonstrações de carinho demonstram os sentimentos emanando do casal, fortificando a ligação, estimulando a comunicação entre o casal e a compreensão dos problemas.

Isso está tão intrinsecamente guardado em nossa cultura que, até hoje nas comunicações escritas e verbais, é comum que as pessoas se despeçam usando a expressão “Um abraço”.

A palavra em inglês equivalente ao abraço em nosso idioma é a palavra “hug”.

Dia do abraço

O dia vinte e dois de maio é comemorado o dia do abraço, Nos EUA, Austrália e alguns outros países, o feriado também é conhecido como National Hug Day ou Dia Nacional do Abraço e é comemorado no dia vinte e um de janeiro.

A iniciativa para a criação dessa data partiu de um australiano de nome desconhecido, embora tenha um pseudônimo Juan Mann. Nas ruas de Sydney, na Austrália, Juan iniciou no ano de 2004 um movimento muito interessante intitulado Free Hugs Capaign (Campanha de Abraços Gratuitos), onde ele simplesmente andava pelas ruas oferecendo abraços para as pessoas.

Após determinado tempo, suas ações foram impedidas pelos guardas australianos.O motivo foi simples: caso Juan pudesse ser ferido pelos estranhos que abraçava, a prefeitura poderia receber um processo por não ter defendido o indivíduo.

Após a realização de uma petição online com mais de 10 mil assinaturas, a atitude retomou aos velhos hábitos.

Essa iniciativa de Juan logo ganhou extrema visibilidade pelo mundo, incentivando a criação dessa data tão importante.

O significado de Um Abraço está na categoria Significados