Significado de Unesco

O que é Unesco

UNESCO é a sigla de United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization ou em português Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A UNESCO é uma organização ligada às Nações Unidas com sede em Paris, fundada em 1946, com o objetivo de promover a educação, a cultura e a paz entre as nações no mundo.

A UNESCO promove diversas atividades culturais que visam preservar e conscientizar os cidadãos do mundo sobre a importância de se preservar o patrimônio cultural da humanidade em suas mais diversas manifestações. A organização estimula a criatividade, o estudo de tradições orais, promove livros e incentiva a leitura, apoia iniciativas audiovisuais, trabalha em prol da liberdade de imprensa, da pluralidade e da diversidade de ideias e informações e etc.

Um dos principais compromissos da UNESCO é com a erradicação do analfabetismo, e para isso a instituição financia a criação de escolas, como sempre acontece em regiões em que há campos de refugiados, por exemplo, assim como financia o aperfeiçoamento e formação de professores, bem como a doação de equipamentos para instituições de ensino.

Entre os programas desenvolvidos pela UNESCO, existem também aqueles voltados para a área de ciência e tecnologia, como aqueles voltados para a pesquisa e exploração de recursos naturais.

E entre os trabalhos da UNESCO, destacam-se os seus esforços para a preservação da cultura e da natureza, como é o caso do World Heritage Centre, criado para ser o braço da UNESCO em seus esforços de trabalhar em prol de preservar os patrimônios históricos da humanidade, atuando em 112 países.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura foi criada logo após a Segunda Guerra Mundial, em 4 de novembro de 1946 em Paris, França. E tem atualmente como presidente a búlgara Irina Bokova.

De forma geral, podemos dizer que a missão da UNESCO é promover a paz e a erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e a pluralidade cultural e informacional, bem como a igualdade de gênero e a eliminação do analfabetismo. Com uma educação de qualidade e com a livre circulação de pessoas e ideias.

O significado de Unesco está na categoria Significados