Significado de Ungido

O que é Ungido

Ungido é aquele que recebeu a unção, que se ungiu com óleos consagrados; o que foi untado, foi umedecido ou fomentado com unguento; ungido também pode ser aquele que recebeu a extrema-unção; aquele que através de óleos sagrados foi purificado ou sagrado.

A unção é feita aplicando-se um óleo em uma parte do corpo, como sobre a cabeça, por exemplo. O indivíduo se tornará um ungido ao passar por um ritual que o untará, recebendo, de acordo com a crença, uma benção, influência ou poder espiritual, que poderá lhe proteger, abençoar ou curar.

Na bíblia, existem diversas passagens onde o ritual da unção é mencionado, sendo inclusive Jesus um ungido. No evangelho de João, há uma passagem em que aparece Maria ungindo os pés de Jesus com óleo de nardo puro e depois os enxugando-os com os seus cabelos.

Além dessa passagem, existe mais uma onde Jesus é ungido e esta é relatada em todo os evangelhos, com algumas diferenças entre as narrativas. Por exemplo, em Marcos e Mateus, Jesus é ungido na cabeça, em Lucas e João nos pés. Na passagem Jesus é ungido por um óleo muito caro, o que irrita um pouco os discípulos.

Para o Cristianismo, ungido é aquele que através da unção recebe um poder vindo do Espírito Santo, ou seja, o ungido recebe um poder que o capacita a exercer uma função sagrada dentro ou fora da Igreja.

No mundo cristão, acredita-se que o óleo utilizado na unção representa uma influência espiritual oriunda do Espírito Santo, ou seja, uma habilidade sobrenatural dada por Deus para que seja possível realizar um papel na Igreja ou fora dela. Um ungido recebe essa graça e ela permanece com ele, como se o Espírito Santo passasse a operar no mundo através da pessoa que foi ungida.

De acordo com as escrituras sagradas, temos também a unção dos enfermos. A unção dos enfermos se baseia no que foi dito pelo Apóstolo Tiago, que afirmava que um doente ungido em nome de Deus poderá ser salvo de sua enfermidade, e se esse ungido tiver pecado ele será perdoado. Ainda na Bíblia vemos que aquele que é ungido recebe uma autoridade especial vinda diretamente de Deus, como se este fosse um escolhido, e por isso o ritual da unção era tão importante entre os monarcas bíblicos, para se ser um rei, precisava se ser um ungido.