Significado de Uniforme

O que é Uniforme

Uniforme é uma palavra que chega até a língua portuguesa derivada de um adjetivo latino, uniformis.

Em português, uniforme pode ser tanto um adjetivo quanto um substantivo. Quando sob a forma de adjetivo, uniforme é um adjetivo que não varia quanto ao gênero, ou seja, possui a mesma forma tanto quando concorda com um substantivo masculino quanto quando concorda com um substantivo feminino.

De toda forma, seu significado tem a ver com a homogeneidade de algo.

O que é uniforme

Uniforme, enquanto adjetivo, é aquele utilizado para qualificar tudo aquilo que apresenta uma só forma, ou seja, aquilo que é sempre o mesmo, que não varia.

Assim, algo classificado como sendo uniforme é aquilo que é constante, que é homogêneo, que é semelhante, idêntico, regular.

Sendo assim, dizer que algo está uniforme ou foi feito de forma uniforme quer dizer que não existem descompassos, problemas de continuidade, incoerências etc.

Já quando utilizado sob a forma de substantivo, o significado de uniforme permanece quase o mesmo. O uniforme é um traje utilizado para deixar as pessoas de maneira uniforme, ou seja, o mais parecidas umas com as outras que for possível.

Muitas profissões exigem o uso de uniformes, como no caso da polícia e das forças armadas. A grande maioria das escolas também exige que seus alunos estejam uniformizados.

O uniforme homogeniza e identifica os integrantes de determinado grupo, tornando fácil reconhecê-los.

Substantivo Uniforme

Em língua portuguesa, existe a classificação de substantivos uniformes. São chamados de substantivos uniformes aqueles que possuem a mesma forma tanto para o masculino quanto para o feminino.

Dentro dessa categoria, existem três divisões: os substantivos uniformes comuns de dois gêneros, os substantivos uniformes sobrecomuns e os substantivos uniformes epicenos.

Os substantivos uniformes comuns de dois gêneros são aqueles que possuem a mesma forma para o masculino e para o feminino, sendo a diferença dada pelo artigo ou pronome: o jovem / a jovem.

Os substantivos uniformes sobrecomuns possuem a mesma forma para ambos os gêneros e a diferença é dada apenas pelo contexto: o cônjuge, a vítima, a criança.

Já os substantivos uniformes epicenos, são específicos para nomenclatura de determinados animais. Por exemplo, diz-se cachorro e cadela, mas não existe a borboleta e o borboleta. Chama-se borboleta macho e borboleta fêmea. O mesmo acontece com girafa, joaninha, jacaré e tantos outros animais que possuem a mesma forma tanto para o masculino quanto para o feminino.

 

 

O significado de Uniforme está na categoria Significados