Significado de Universo

O que é Universo

Universo é uma palavra que chega até a língua portuguesa vinda do francês antigo, da palavra univers. Por sua vez, a palavra francesa surge a partir do latim universum.

Universum é uma variação de unvorsum, uma contração poética utilizada por Lucrécio que é composta por um + versum.

O significado de Universo, se levarmos em conta a palavra latina univorsum é “tudo girando como um”. Esse significado dialoga bastante com a palavra utilizada para o universo no grego antigo, περιφορα (periphora), que quer dizer “algo transportado em círculos”.

O que é Universo

O Universo é encarado, pela astronomia, como o conjunto de espaço e tempo no qual todas as coisas estão incluídas: o Sol, a Terra, as estrelas, as galáxias...

O entendimento do conceito de universo é algo um pouco complicado. O Universo é o conjunto que contém todas as coisas que existem, mas há teorias sobre a existência de universos paralelos, ou seja, de outros universos, outras realidades semelhantes à que vivemos. Ainda, há a teoria de que o universo é infinito e esteja em profunda expansão, deixando uma questão sem resposta: há algo fora do universo?

Uma das ideias mais claras que se tem a respeito da origem do universo é a teoria do Big Bang. Dentre muitas, ela é a explicação mais aceita na comunidade científica.  A ideia geral é que, no início, em torno de 13 bilhões de anos atrás, havia uma pequena bola de fogo que explodiu (em inglês, big bang quer dizer “grande explosão”) e se expandiu, sendo o princípio do universo.

A ciência atual calcula que o universo seja infinito, pois não consegue calcular seus limites. Sabe-se apenas que ele está em contínua expansão e acredita-se que, um dia, essa expansão cessará e o universo voltará a encolher.

Como não se conhece os limites ou as bordas do universo, a astronomia atual acredita que ele também não possua um centro ou, pelo menos, não possui um centro que possa ser calculado pela ciência atual.

Miss Universo

Miss Universo é o nome dado a um concurso que entrega um título de beleza feminino. Uma participante de cada país é escolhida e todas elas concorrem ao título.

O Miss Universo teve início em 1952 e é considerado a mais importante competição de beleza feminina. Sua frequência é anual e seus organizadores são a Miss Universe Organization (Organização Miss Universo).

Cada país que participa do Miss Universo realiza competições internas, buscando a Miss de seu país. As competições envolvem beleza, talento e também a personalidade da mulher. A vencedora de cada país está apta a representá-lo no concurso de Miss Universo em busca da coroa e do título de mais bela do mundo.

O significado de Universo está na categoria Significados