Significado de Upgrade

O que é Upgrade

Upgrade é um termo de origem inglesa que significa atualização ou melhoria e é bastante utilizado no campo da informática, tanto para computadores quanto para outros produtos eletrônicos. Quando se diz que há um upgrade é o mesmo que dizer que existe uma versão mais recente e atualizada daquele produto ou componente.

O sistema de atualização envolve software, hardware e firmware. A implementação pode ser realizada para a instalação de uma nova funcionalidade, corrigir alguma falha existente no sistema ou na área de segurança como são conhecidos os seguintes pacotes: Windows Update, Anytime Update, APT e RPM.

Por outro lado, devido à semelhança gráfica é comum verificar certa confusão com a utilização das palavras upgrade e update. A diferença básica entre eles é que upgrade diz respeito à atualização, acréscimo ou mesmo troca de funções e componentes, já update é o modo de atualização por meio de troca.

Ambos os termos são devidamente corretos quando aplicados estritamente ao campo da informática ou da tecnologia da informação. Fora deste âmbito o termo upgrade é encontrado em modelos e planos de serviços oferecidos pelas empresas onde apresentam os benefícios exclusivos de cada um e as vantagens de migrar de um plano gratuito ou básico para versões que, geralmente recebem os nomes de standard, Premium, máster ou ouro.

Como forma de incentivar o upgrade de um modelo para o outro essas empresas realizam promoções, oferecem descontos, parcelamentos e brindes. O emprego do termo upgrade tem o intuito de manter os sistemas e serviços cada vez melhores, em relação as suas versões anteriores para aumentar a experiência do usuário.

É comum se criar e fornecer testes gratuitos ou com prazo restrito para que o indivíduo possa conhecer e experimentar para decidir, com mais tranquilidade e segurança a validação ou não da troca a ser realizada.

Nestes casos, para fazer com que o usuário se sinta mais confiável e propenso a experimentar, as empresas disponibilizam o serviço de Downgrade que é contrario ao update. No downgrade, o usuário ao se sentir insatisfeito, retoma a versão anterior por considera-la melhor em aspectos como a performance. Um exemplo de realização de downgrade foi com a disponibilização do Windows 8. Na ocasião, muitos usuários não gostaram do pacote e retornaram para o Windows 7.

O significado de Upgrade está na categoria Significados