Significado de Upstream

O que é Upstream

Upstream é um termo do idioma inglês que pode ser traduzido literalmente como rio acima. O termo upstream aparece como termo técnico em diversas áreas, como na ciência da computação, exploração petrolífera e biologia, por exemplo.

O que é Upstream

Na indústria do petróleo, encontramos o termo upstream para designar a parte do processo produtivo que antecede o refino, sendo portanto um termo que designa a exploração, produção e transporte para refinaria.

Além do upstream, a atividade da indústria petroleira tem ainda outras duas fases: o midstream e o downstream.

Upstream – e a parte de exploração, de busca de novas reservas de petróleo, de prospecção. Nesta fase, serão perfurados os poços de petróleo e também transportado para as refinarias o produto da exploração.

Midstream – são as atividades de refinamento, quando a matéria-prima petróleo é transformado em outros produtos como querosene, diesel, gasolina e muitos outros.

Downstream – é a última parte do processo, quando os produtos resultantes do refino são transportados para o local de consumo e distribuídos de acordo com uma logística própria.

Na Biologia molecular, iremos encontrar o termo upstream como o nome técnico para as posições relativas no DNA; no âmbito da Geografia, upstream poderá ser o nome para a fonte de um rio que se encontra fora da direção do fluxo fluvial; upstream pode ser também o nome da pescaria que é realizada subindo um rio.

Em informática, upstream é o nome que se dá para o fluxo de dados do cliente para o servidor, enquanto que downstream é o fluxo de dados do servidor até o cliente.

Em 1927, foi lançado a comédia "Upstream", dirigida por John Ford. O filme foi considerado perdido, sendo redescoberto em 2009 num arquivo da Nova Zelândia. O filme é sobre um ator shakespeariano e uma atriz circense.

O significado de Upstream está na categoria Significados