Significado de Urbanização

O que é Urbanização

Urbanização é um substantivo feminino. O termo vem do Latim urbs, que significa “cidade grande”, sua origem anterior é desconhecida.

O que é Urbanização:

O significado de Urbanização determina um conceito geográfica que aborda o processo de modernização das características de um lugar ou região, anteriormente rural para se tornar urbano, isto é, implantar características urbanas em locais anteriormente rurais, rústicos.

É, na verdade, o modo de enfatizar o desenvolvimento da civilização e da tecnologia, possibilitando a geração e o crescimento das cidades, sendo este o significado do termo mais facilmente conhecido, pois como consequência do crescimento do espaço territorial, há uma maior taxa populacional.

De maneira demográfica, a urbanização enfatiza a redistribuição das populações que antes viviam em zonas rurais para as zonas consideradas urbanas. A urbanização também, é claro, proporciona uma adoção de melhores infraestruturas e diversos serviços e equipamentos urbanos, fazendo com que haja uma busca frequente de habitantes que desejam alcançar mais e melhor qualidade de vida.

Pode-se notar, então, que a urbanização é uma das responsáveis pela ação do êxodo rural: a intensa e acelerada migração das pessoas do meio rural para a zona urbana. É claro que o espaço rural tem funções fundamentais para a vida no espaço urbano, afinal é na zona rural que se aplica várias práticas como a agropecuária e o extrativismo, sem esquecer da delimitação de áreas que são de preservação ambiental.

No caso da urbanização, há melhorias e desenvolvimento em serviços urbanos, como o caso do transporte, da educação, da saúde, entre outros, além das infraestruturas básicas, como a água, o esgoto, o gás e a eletricidade.

Muitas ciências estudam a questão da urbanização, em especial a Geografia, a Antropologia e a Sociologia. Obviamente, muitas disciplinas também procuram resolver e planejar os processos de urbanização. Se não há um planejamento urbano adequado, muitos problemas sociais poderão surgir – são exemplos claros: a criminalidade, o desemprego, problemas de poluição e destruição do meio ambiente, entre outros.

Urbanização brasileira

A urbanização no Brasil não é tão antiga, tendo seu início no século XX, a partir do processo de industrialização – fator este que foi primordial para que a população da área rural se deslocasse para a área urbana. O êxodo rural foi o causador de diversas mudanças do modelo agrário-exportador para o modelo urbano-industrial.

Mas, de todo modo, a urbanização brasileira ocorreu de maneira desorganizada, principalmente porque naquela época, os recursos necessários estavam justamente naquela zona urbana. Era o caso da cana de açúcar e ouro.

Após a metade do século XX, o país foi considerado urbano. Infelizmente, até os dias atuais, vê-se uma grande quantidade de cidades que foram planejadas de forma desestruturadas, provocando problemas de violência urbana, poluição, enchentes e vários outros elementos.

Embora o crescimento urbano seja rápido, pode-se notar uma diversidade entre as zonas rurais e zonas urbanas, em especial quando se analisa cada região e estado do Brasil.

Urbanização mundial

No contexto mundial, é possível apontar que as cidades mais antigas surgiram há aproximadamente seis mil anos. Mesmo tanto tempo atrás, estas cidades já tinham importância econômica, social e política.

Contudo, somente a partir do século XVIII que o processo de urbanização se iniciou. Com o estopim da Primeira Revolução Industrial, o deslocamento das pessoas do campo para as cidades aumentou consideravelmente, pois havia ofertas de emprego.

Na metade do século XIX, quando eclodiu a Segunda Revolução Industrial, já tinha-se 15% da população mundial vivendo em cidades. Ali, não somente os processos de industrialização chamavam a atenção, mas também o aumento do setor de serviços.

Atualmente, mais da metade da população do planeta vive em cidades.

Planejamento urbano

Entende-se como planejamento urbano o processo de idealização, criação e desenvolvimento de soluções que possuem o objetivo principal de melhorar ou revitalizar vários aspectos pertencentes a uma determinada área urbana, assim como do planejamento de uma nova área urbana em certa região para que seja possível proporcionar uma melhoria na qualidade de vida de seus habitantes.

Tanto como método de atuação no ambiente urbano, quanto disciplina acadêmica, o planejamento urbano tem como função lidar com os processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano.

O processo de planejamento urbano passa por várias etapas, como, por exemplo, a avaliação preliminar que identifica as potencialidades e deficiências do espaço. É para isso que diversas abordagens metodológicas existem – isto é, para auxiliar estas etapas e garantir um apropriado planejamento do espaço urbano.

O significado de Urbanização está na categoria Significados