Significado de Urbano

O que é Urbano

Urbano é um substantivo usado para nomear aquilo que é pertencente à cidade, mas também pode ser utilizado como adjetivo para caracterizar pessoas e coisas.

O que é urbano

A origem do termo urbano vem do latim “urbanus”, cuja raiz é “ur” e o significado é cidade.

Significado de Urbano

A palavra urbano, portanto, se refere a tudo que se relaciona à vida na cidade.

Na língua portuguesa, o significado de urbano tem conotação positiva e seus sinônimos espelham essa percepção: “bem-criado”, “bem-educado” e  “civilizado”, são alguns exemplos.

Na geografia, o termo urbano é largamente utilizado para designar aquilo que é considerado contraposto ao rural.

Nesta perspectiva, o significado de urbano diz respeito a tudo aquilo que se refere à cidade, enquanto rural trata do que é referente a núcleos agrários.

Na antiguidade, o espaço urbano era o espaço cívico, ou seja, local em estava sediado o centro religioso e político da cidade.

Na Grécia, por exemplo, o espaço urbano normalmente se constituía em torno da área mais alta da cidade, região denominada acrópole e onde se localizavam os templos e palácios.

A civilização romana estruturou o mais importante espaço urbano da antiguidade, reunindo cerca de 1 milhão de pessoas na cidade de Roma.

Para muito, o espaço urbano presente na antiguidade evoluiu e tornou-se a base das cidades existentes na atualidade.

Hoje, a gestão do espaço urbano das grandes cidades é um dos maiores desafios para o poder público, pois a falta de planejamento, o uso indevido do solo e a concentração de renda impactam na qualidade de vida do cidadão urbano.

O valor positivo presente no conceito de urbano vem, nas últimas décadas, sendo substituído por uma realidade marcada pela desigualdade, segregação e baixa qualidade de vida.

Porém, o termo urbano continua associado a um estilo próprio de quem mora na cidade, sendo muitas vezes o “urbano chic” um estilo de vida.

O significado de Urbano está na categoria Significados