Significado de Usina Nuclear

O que é Usina Nuclear

Usina nuclear é uma instalação industrial para a produção de eletricidade utilizando a energia nuclear.

O urânio é um mineral radioativo encontrado na natureza e é o principal gerador da energia nuclear. Ele funciona utilizando o calor proveniente de sua quebra em pequenas partículas de átomos e se transformando em energia.

As centrais nucleares podem conter um ou mais reatores, que são divisões impermeabilizadas contra a radiação e onde são colocados as barras de urânio ou outro tipo de mineral radioativo para que seja realizado o processo e produzir a energia elétrica.

É uma reação em cadeia, ou seja, é quando um nêutron colide com um átomo e esse é absorvido pelo mesmo, o núcleo é levado a um nível anormal de energia e acaba ficando excitado, ele então acaba se despedaçando e formando um processo chamado de “Fissão Nuclear”.

O átomo libera uma enorme quantidade de energia térmica e com dois ou três novos nêutrons produzem muito mais fissões e mais nêutrons e, consequentemente, muito mais energia.

O funcionamento das usinas nucleares

Uma usina nuclear ou termonuclear como também é conhecida, faz um processo diferente das usinas térmicas comuns, que queimam carvão, óleo ou gás em suas caldeiras. Nas usinas nucleares é utilizado o potencial energético do urânio para aquecer a água que circula dentro dos reatores.

Ela possui três circuitos de água: o circuito primário, o secundário e o último que é o de refrigeração. Eles são independentes, ou seja, nenhuma água de um circuito entra em contato com o circuito do outro.

Dentro do vaso reator a água é aquecida pela fissão dos átomos de urânio no circuito primário e depois o calor dessa água é transferido para o segundo circuito que fica contido no gerador de vapor que movimenta a turbina e cujo eixo está vinculado ao gerador elétrico e assim fazendo surgir a energia elétrica.

Usinas nucleares no Brasil

No Brasil há o Complexo de Angra dos Reis ou Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. Mais conhecidas como Usinas de Angra 1, de Angra 2 e a de  Angra 3, que fazem parte do programa nuclear brasileiro desde a década de 1950.

Vantagens e desvantagens de uma usina nuclear

As vantagens são para aqueles países em que os recursos hídricos são insuficientes, sendo a melhor opção a usinas nucleares. Também causam menos poluição no processo de construção e instalação, tendo um impacto ambiental bem menor e não dependem de fatores externos como tempo, vento, entre outros. E por último o urânio é um mineral disponível em grande quantidade na natureza.

As desvantagens são os riscos de acidentes nucleares e elevado risco de contaminação da água e do solo por materiais radioativos, custo e mão de obra qualificada muito elevados, geração de grande quantidade de lixo nuclear, dentre muitos outros.

Acidentes causados pela radiação nuclear

O vazamento em 26 de abril de 1986 na usina de Chernobyl, na Ucrânia, teve grau de radiação nível 7 e foi considerado como o maior acidente nuclear da história. Ela explodiu por falha humana, o que causou a morte de milhares de pessoas.

Em 11 de Março de 2011, na cidade de Fukushima, Japão, um tsunami na sequência de um terremoto de 9 graus na escala Richter provocou o vazamento de radiação na Usina Nuclear de Fukushima, neste caso o problema foi causado pela queda do sistema de segurança de três reatores e que lançaram na atmosfera partículas radioativas contaminando cerca de 150mil quilômetros quadrados.

 

O significado de Usina Nuclear está na categoria Significados