Significado de Usinagem

O que é Usinagem

Usinagem é um termo que refere-se ao processo mecânico de transformar uma peça bruta em um objeto que exerça uma função essencial, ou seja, é um procedimento cujo objetivo é dar forma a uma matéria-prima por meio de máquinas ou ferramentas.

O processo de usinagem ou maquinagem, como é conhecido em Portugal, é um ofício praticado no mundo inteiro. Ele é utilizado desde a confecção de uma simples chave até a produção de peças de grande porte para carros, caminhões, navios, etc.

Criar peças em escala a partir de uma matéria-prima sólida e principalmente por um pequeno valor de custo é uma das funções da usinagem. Esse processo engloba todas as áreas industriais, como a naval, aeroespacial, eletrônica, eletrodomésticos, entre outros. 

O que significa precisão

O termo precisão quer dizer que algo foi feito sem erro, perfeito, que não contém nenhuma falha ou irregularidade. A usinagem de precisão, por exemplo, visa fabricar peças que não contenham nenhum tipo de imperfeição.

Usinagem de precisão

Antigamente, o processo de usinagem era manual e dependia de ferramentas mais rústicas e a qualidade dependia da experiência do homem. Hoje, a usinagem possui uma precisão praticamente perfeita, graças aos grandes avanços tecnológicos.

Máquinas computadorizadas conhecidas por CNC (Comando Numérico Computadorizado) podem chegar a uma precisão mínima de 1 mícron, a menor unidade de medida do sistema métrico.

Usinagem mecânica

A usinagem mecânica compreende a utilização de artefatos e maquinários dentro da indústria metálica. Nela são usadas ferramentas como furadeiras, tornos, fresadoras, retificadoras, rosqueadoras, centros de usinagem, guilhotinas, etc.

Usinagem de campo

A função da usinagem de campo é a de consertar e reconstruir as máquinas em seu local de instalação. Esse tipo de serviço é realizado nos próprios locais devido ao tamanho dos equipamentos e da dificuldade em movimentar determinadas peças, além do alto custo.

Geralmente, esse tipo de usinagem é aplicado em indústrias de grande porte como, por exemplo:

  • usinas de açúcar e álcool;
  • destilarias;
  • refinarias de petróleo;
  • indústrias alimentícias;
  • siderúrgicas;
  • metalúrgicas.

A área da usinagem possui um campo muito vasto para ser explorado. A mesma pode ser utilizada na fabricação de peças pequenas, pesadas, plásticas, latões, entre várias outras. 

A usinagem trouxe mais facilidade, conforto e comodidade para a vida do homem.

O significado de Usinagem está na categoria Significados