Significado de UTI

O que é UTI

UTI é a sigla formada a partir de Unidade de Tratamento Intenso ou Unidade de Terapia Intensiva, o nome da ala ou setor de um os hospital para onde são levados os casos mais graves.

Numa UTI, os pacientes são monitorados ininterruptamente, pois diferentemente das outras alas onde os enfermeiros fazem visitas periódicas, aos quartos ou os visitam quando são requisitados, na UTI os enfermeiros ficam permanentemente instalados num quarto com determinado número de pacientes, prestando-lhes assistência 24 horas.

Além da assistência permanente, as UTIs são equipadas com os mais modernos equipamentos de um hospital, capazes de fazer todo tipo de monitoramento vital, possibilitando recuperar pacientes com o risco eminente de morrer ou de fazer a compensação em algum sistema orgânico deficiente ou inoperante.

Quando um paciente é levado para o UTI, significa que os recursos mais radicais e intensos serão empregados em prol de sua sobrevivência, pois o seu estado é grave e se a UTI não recuperá-lo, nada mais poderá ser feito.

Alguns pacientes, ao sofrerem maus súbitos, como um ataque cardíaco ou um acidente vasculhar cerebral (AVC), precisam ir diretamente para a UTI; em outros casos, depois de um acidente que implica muitos danos sérios a órgãos e ossos, os pacientes são levados diretamente para a UTI.

Em outros casos, os pacientes são levados para a UTI a partir dos quartos em que se encontram, quando o seu estado de saúde piora e os cuidados ministrados em suas respectivas alas são insuficientes para manter as suas chances de sobrevivência.

Em uma UTI, encontram-se os mais diversos tipos de profissionais, formando uma equipe interdisciplinar que vai desde médicos e enfermeiros a profissionais como fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.

Em alguns hospitais, a UTI recebe o nome de CTI. As duas siglas podem ser consideradas sinônimas, pois enquanto que UTI significa Unidade de Tratamento Intenso ou Unidade de Terapia Intensiva, a sigla CTI designa Centro de Tratamento e Terapia Intensiva, de modo que independentemente de como é chamado o setor no hospital ambas possuem as mesmas características, atendendo as mesmas funções e obedecendo a uma mesma lógica estrutural.

O significado de UTI está na categoria Significados