Significado de Utopia

O que é Utopia

Utopia é o mesmo que civilização ideal, fantástica, imaginária. Dizer que algo ou alguma coisa é utópica é querer dizer que a mesma é uma ilusão e que não passa de sonho. Etimologicamente, a palavra é grega “ou+topos”, cujo significado é “lugar que não existe”.

A palavra é empregada em sistemas e teorias que são impraticáveis na realidade como, por exemplo, o socialismo utópico que é uma corrente moderna socialista que prega a razão como a medida de todas as coisas e toda a tradição deveria ser combatida como a sociedade, religião, ciência e as instituições políticas.

A palavra utopia foi criada pelo filósofo inglês Thomas Moore (1478-1535) na obra de mesmo nome lançada em 1516. O livro é dividido em duas partes: o primeiro é de teor negativo já que critica a Inglaterra no período em que Moore vivia e, o segundo, onde ele apresenta uma sociedade alternativa. O livro é narrado pelo personagem Rafael Hitlodeu.

Por outro lado, a Utopia de Moore remonta a clássica obra “A República” de Platão (427-347 a.C) onde se encontra a concepção do mundo das ideias. Deste modo, a obra de Moore retrata uma sociedade feliz, equilibrada e rica.

Outras obras filosóficas científicas que trabalham o conceito de utopia são: “O Capital” de Karl Marx, lançado em 1848; “A Utopia Moderna” do romancista inglês Herbert George Wells, lançado em 1905; “A História das Utopias” do escritor norte-americano Lewis Mumford, lançado em 1922 e “O Fim da Utopia” do filósofo alemão Herbert Marcuse, lançado em 1980.

Por outro lado, foi o nome da primeira formação da banda dos Mamonas Assassinas: a Banda Utopia que foi formada em Guarulhos, em 1989. O grupo era de rock e lançou somente um disco, o “Utopia” em formato LP, em 1992. Depois gravou o primeiro e único trabalho de sucesso como Mamonas Assassinas.

Utopia é também o nome de uma música do padre Zezinho, cuja letra remonta as lembranças de infância sobre o cotidiano da família em seu lar. Além dele, o grupo de pagode Art Popular gravou uma canção intitulada Utopia onde a letra fala de expectativas amorosas e a espera por alguém especial.

O significado de Utopia está na categoria Significados