Significado de Utópico

O que é Utópico

Utópico é um adjetivo masculino com origem grega no termo outopos (criado ainda no século XVI), que significa “lugar que não existe” ou “não-lugar”.

O que é Utópico?

O significado de Utópico é relativo à utopia.

Utópico designa quando uma determinada ideia ou pensamento é idealista, algo fantasioso, quase impossível de ser realizado. Utópico também pode remeter a uma ideia de civilização ideal (seja somente uma cidade como o mundo em geral).

Por isso, algo utópico é quando se está diante de uma ideia ou pensamento que pareça exageradamente fantástico, que pode ser difícil de ser concretizado e que remete a algo distante (e praticamente impossível mesmo em um tempo futuro).

Uma pessoa utópica é sonhadora, idealista, otimista e esperançosa, que não tem os pés no chão, que pode acreditar em tudo (mesmo que seja difícil) e que acredita que um dia será realizado. Uma pessoa utópica ainda tem esperanças em um futuro melhor e continuamente sonha com isso.

O termo utopia foi inventado por Thomas More – escritor renascentista – que em 1516 escreveu sua obra chamada “Utopia”. Neste livro, More descreve uma sociedade ideal, com harmonia entre a sociedade, com aspectos favoráveis a coletividade, onde não existe propriedade privada e sim igualdade.

Diz-se que Thomas More escreveu a obra inspirando-se nos relatos de Américo Vespúcio sobre a ilha de Fernando de Noronha. More, dessa forma, se inspirou nos esquemas e costumes sociais que abraçavam a pureza e a perfeição.

O livro Utopia de More inspirou outros autores que também desenvolveram suas utopias.

Socialismo utópico

Socialismo utópico é o tipo de socialismo defendido por variados autores que apontavam os princípios para uma sociedade ideal, mas não apontavam os meios para alcançar essa ideia. Os socialistas utópicos defendiam que a implantação de um sistema socialista seria lenta, mas gradual – com visão no pacifismo e na boa vontade da burguesia.

O socialismo utópico foi uma vertente inspirada pelo próprio Thomas More.

O nome socialismo utópico provém desses autores (tais como Saint-Simon, Louis Blanc, Robert Owen e Charles Fourier) – já que possuíam ideias ingênuas quando comparadas com a concepção de socialismo de Karl Marx.

Karl Marx acabou criando o termo socialismo científico – que ficou muito conhecida, provando-se ser fundamentado, analítico, crítico e histórico.

Sinônimos de Utópico

O termo utópico apresenta diversos sinônimos:

  • Fantasioso,
  • Fantástico,
  • Irrealizável,
  • Imaginário,
  • Utopista,
  • Ilusório,
  • Quimérico,
  • Utopístico,
  • Impossível,
  • Ideal.

O significado de Utópico está na categoria Significados