Significado de Vai De Encontro

O que é Vai De Encontro

Vai de encontro é um exemplo do que podemos chamar de expressão idiomática, sendo essa uma expressão idiomática bastante comum da língua portuguesa. Vai de encontro refere-se a duas coisas que confrontam-se entre si, sendo que nesse confronto enquadram-se quaisquer situações, coisas, ideias e etc.

É bastante comum que a expressão vai de encontro se confundida com outra expressão bastante comum e muito semelhante, que é vai ao encontro, que apesar da semelhança tem um significado diferente.

A expressão vai de encontro leva a ideia de colisão, confronto, batida, divergência, desacordo, incompatibilidade. Já a expressão vai ao encontro refere-se a algo que se encaixa, que caminha junto, que se conecta, que concorda, combina.

Para um melhor entendimento, podemos nos ater aos exemplos:

Vai de Encontro

Exemplos de frases em que aplicamos a expressão vai de encontro: “Meu amigo, essa sua ideia vai de encontro a tudo o que expôs o diretor, se eu fosse você ficava calado na reunião.”; “O fato de o presidente ter nomeado como ministro um adepto de tal escola econômica, frustra a população, vai de encontro aos mais profundos anseios da nação.”.

Vai ao Encontro

Exemplos de frases em que aplicamos a expressão vai ao encontro: “Essa casa vai ao encontro de todos os meus sonhos e expectativas, eu vou compra-la!”; “O que disse o célebre filósofo francês no século XIX, posso dizer, vai ao encontro a toda essa situação que podemos constatar nos dias de hoje.”; “Ele se recente toda vez que o seu plano não vai ao encontro à sua realidade”.

O significado de Vai De Encontro está na categoria Significados