Significado de Valor

O que é Valor

Valor é um substantivo masculino que tem diversos significados e sentidos, dependendo de qual área você esteja estudando e a partir de qual ponto de vista você está olhando.

O que é valor:

De um modo geral, valor é algo que traz a algum objeto, pessoa ou qualquer outra coisa, uma estimativa por sua serventia, qualidade, aproveitamento ou valia.

Existem outros significados para valor, veja agora o que ele significa em cada área e os tipos de valores existentes!

Valor venal

Valor venal é uma estimativa de preço que o poder público impõe sobre alguns bens, sejam eles móveis ou imóveis. Esses cálculos têm como objetivo servir de base para impostos, direitos em inventários e partilhas judiciais ou administração.

Cada um possui o seu cálculo, levando em consideração alguns fatores em seu valor.

Valor nominal

Quando se diz que algo tem um valor nominal, quer dizer que não foi calculado com juros, preços da economia atuais, inflações, impostos, etc.

Valor nominal é quando algo está considerando apenas o valor original, ou seja, se um título possui um preço original de 100 reais sem contar com impostos ou economias atuais, este é o seu valor nominal.

Se você vender este título por um valor maior do que ele vale, por exemplo, esta diferença irá se chamar prêmio de emissão. Se for um valor menor, se chama desconto de emissão.

Valor real x valor nominal

O valor real é um título diferente do título de valor nominal, vez que ele considera todos os aspectos econômicos de um determinado título. Sendo assim, vai considerar juros, impostos, encargos e outros, sobre o valor nominal.

Valor absoluto

Na matemática, valor absoluto representa duas operações numéricas pouca coisa distintas:

  1. Função modular – onde se tira o sinal de um número, fazendo com que ele tenha o valor inverso.
  2. Valor absoluto – é visto em álgebra, tendo algumas diferenças para a função modular, como por exemplo: o valor absoluto de um número inteiro pode ser menor que 1.

Valor econômico

O valor em economia se trata de dinheiro, ou seja, para que você tenha um serviço ou bem, você precisa pagar um determinado valor.

Valor difere em seu conceito de preço. O preço é apenas o dinheiro que se gasta em algo. Já o valor se leva em consideração que vale a pena pagar aquele preço devido aos benefícios que se terá com aquele produto ou serviço, sendo assim, não é mais um gasto, mas um investimento.

Existe também o valor agregado em economia que é quando um determinado bem ou serviço possui uma adição em seu valor devido ao processo de melhoria.

Alguns exemplos de valores econômicos são:

  • Valor do dólar;
  • Valor do euro;
  • Valor do salário mínimo.

Valores humanos

O valor pode ser considerado também humano, tendo o sentido de ética, cultura ou princípio. Por exemplo: uma empresa possui valores. Isso significa que ela tem um objetivo, mas para alcançá-los ela não irá jamais quebrar os seus princípios éticos e morais ou deixá-los de lado.

O valor humano, de acordo com a filosofia, é quando você tem a necessidade de algumas coisas e atribui a elas seus valores para permitir que elas tenham determinadas prioridades para você. Para alcançar seus objetivos, por exemplo, você não irá ultrapassar nenhum dos seus valores ou princípios.

O significado de Valor está na categoria Significados