Significado de verdade

O que é verdade

Verdade é uma palavra que está diretamente relacionada a tudo aquilo que representa o que de fato é real e concreto dentro do sistema de valores do ser humano. É a ausência da mentira, é ser completamente verdadeiro e sincero.

O termo refere-se à fidelidade, estabilidade, lealdade, caráter e principalmente honra. Mas existem divergências quanto ao real conceito do que é verdade e a respeito das diferentes visões sobre o assunto, que são constantemente abordados e questionados.

A Verdade e a Filosofia

No passado, vários filósofos começaram a questionar a respeito da verdade e foram estabelecendo o que era ser verdadeiro e o que era ser falso dentro da concepção do certo e do errado.

Platão inicia seu raciocínio a respeito da verdade com a seguinte afirmação: “Verdadeiro é o discurso que diz as coisas como são; falso aquele que as diz como não são”. Foi a partir deste momento que a verdade passou a ser questionada e debatida pelos grandes filósofos.

A filosofia passou a identificar os cinco conceitos fundamentais a respeito da verdade: 1) como correspondência 2) como revelação 3) como conformidade a uma regra 4) como coerência 5) como utilidade.

Aristóteles fez uma das citações mais antigas a respeito da verdade. Ele disse o seguinte: “Negar aquilo que é, e afirmar aquilo que não é, é falso, enquanto afirmar o que é e negar o que não é, é verdade.

A busca pela verdade passou a ser uma constante na vida do homem atual. Ele está empenhado em julgar a veracidade e a autenticidade daquilo que ele acredita ser certo ou errado, real ou imaginário.

Outras ideias foram lançadas por outros pensadores, como Nietzsche, que disse que a verdade era uma ilusão e uma enganação e como tal pregava que a verdade nada mais era do que um ponto de vista. Já o Matemático e filósofo René Descartes disse: “Penso, logo existo”. Ele questionou a verdade e chegou a essa conclusão, de que como um ser pensante a verdade era algo inquestionável.

A verdade e o Cético

O cético é aquele que não acredita na verdade, ele é uma pessoa descrente e incrédula, que duvida de tudo e de todos. Ele acredita que o homem não pode ter certeza de nada e que a mente do ser humano não pode compreender o que é realmente a verdade.

O que não pode ser questionado é que o ser humano esta em uma busca constante a respeito da verdade. E já na infância ele começa a despertar para a realidade do mundo e começa a questionar as coisas como elas são e a buscar o que de fato é verdadeiro em sua vida.

 

  

O significado de verdade está na categoria Significados