Significado de Versátil

O que é Versátil

Versátil é um adjetivo que chega até a língua portuguesa como uma forma derivada do adjetivo latino versatilis, sofrendo apenas uma modificação, o desaparecimento do final –is.

Em português, o adjetivo versátil é chamado de adjetivo de dois gêneros, porque não possui variantes de gênero, ou seja, possui a mesma forma tanto para o masculino quanto para o feminino.

O que é Versátil

Versátil é tudo que é variável e, portanto, que é mutável, inconstante, instável ou polivalente.

O adjetivo versátil é aquele utilizado para descrever algo que não é constante ou homogêneo, ou seja, algo que muda com certa facilidade.

Quando o adjetivo versátil é utilizado para caracterizar pessoas, isso acontece com a intenção de designar alguém que possui habilidades para aprender ou realizar diversas coisas. Assim, uma pessoa versátil é aquela que possui vários talentos, podendo ser chamada, de maneira coloquial, de “pau para toda obra”.

Também pode ser chamada de versátil aquela pessoa que se acomoda e se adapta com facilidade frente a novas circunstâncias ou ambientes. Sendo assim, uma pessoa versátil é uma aquisição que muitas empresas visam fazer, pois alguém versátil tem diversos talentos e possui uma facilidade de adaptação, o que evita problemas caso a metodologia ou os rumos da empresa sejam modificados.

Quando o assunto é automóvel, são chamados de versáteis aqueles carros cuja agilidade é boa e que se movimenta com muita facilmente

A maioria dos materiais que são largamente utilizados pela indústria é versátil, como é o caso do PVC. O PVS é um plástico que pode ser utilizado para diversos fins, desde a confecção de brinquedos até a de bolsas de armazenamento de sangue além, de, claro, ser a matéria prima dos canos PVC.

Na área botânica, são chamadas de versáteis as antenas como as das gramíneas, que, presas apenas em um ponto, oscilam livremente, para qualquer direção.

 

Compartilhe este significado: