Significado de Vertigem

O que é Vertigem

Vertigem é um substantivo feminino. O termo vem do Latim vertigo, que significa “tontura”, de vertere, que quer dizer “fazer dar voltas, girar”.

O que é Vertigem:

O significado de Vertigem descreve a sensação de perda de equilíbrio, é aquela ilusória sensação de movimento corporal em relação ao ambiente ou rotação dos objetos que estão à volta. Ou seja, vertigem é a sensação de instabilidade corporal, caracterizada pela perda de equilíbrio.

Este é um conceito presente na área da Medicina, conhecido também como tonteira e comumente utilizado como sinônimo de tontura.

A vertigem é ocasionada por conta de uma alteração no aparelho auditivo por tempo limitado, podendo ser uma inflamação ou uma irritação, além de alteração na pressão dos líquidos que estão presentes no ouvido interno. As causas mais comuns incluem a labirintite, a Doença de Ménière e a Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB).

É claro que o consumo de álcool pode ser um causador de vertigens, assim como viagens de avião ou mesmo em barcos. Existem ainda casos que possuem origem psicológica, como, por exemplo, quando um indivíduo tem fobia de alturas, sofrendo com vertigens em situações que apresentem este “perigo”, embora que para muitos médicos isso deveria ser classificado como tonturas e não vertigens.

Menos frequentemente, o problema da vertigem pode se relacionar com alguma lesão na cabeça ou no pescoço, problemas cerebrais e tumor. Além disso, até mesmo pode haver suspeita de certos medicamentos que possam ocasionar danos ao ouvido e enxaqueca.

No sentido figurado, vertigem determina um desvario, um descontrole emocional, a ausência de razão.

O tratamento da vertigem dependerá da causa deste problema, pois em algumas pessoas a vertigem pode desaparecer sem qualquer tratamento – isso acontece porque o cérebro tem a capacidade de se adaptar para as mudanças (ao menos em parte) do ouvido interno, tendo como base os outros mecanismos para manter o equilíbrio.

Em outras pessoas, por outro lado, a vertigem deverá ser tratada por meio medicações ou até mesmo cirurgias.

Sintomas de vertigem

A vertigem ocorre, muitas vezes, quando há uma mudança de posição da cabeça, dando aquela sensação de movimento giratório, oscilação, inclinação, falta de equilíbrio, como se o corpo estivesse sendo puxado para uma direção.

Entre este sinal da vertigem, é comum também que a pessoa sofra com:

  • Sensação de enjoo e náuseas,
  • Vômitos,
  • Dores de cabeça,
  • Sudorese,
  • Zumbido no ouvido,
  • Perda de audição, e
  • Movimentos oculares anormais ou espasmos.

É claro que ainda pode ser que ocorra a perda de consciência, fazendo com que a pessoa desmaie.

Diferença entre tontura e vertigem

Tontura e vertigem são conceitos diferentes, embora muitas pessoas utilizem os termos como sinônimos (e por serem classificadas como tais).

Diretamente falando, a vertigem é um dos tipos de tonturas existentes. Mas, de um modo geral, ambas causam mal-estar e podem atrapalhar a qualidade de vida de uma pessoa. De maneira resumida, pode-se diferenciar tontura de vertigem assim:

  • Tontura: é uma sensação de desequilíbrio corporal,
  • Vertigem: é uma sensação ilusória de movimento, normalmente, de rotação.

A vertigem é mais intensa do que a tontura em si e pode ser mais frequente em pessoas com idade acima dos 75 anos, com as causas citadas acima.

A tontura, por sua vez, é um problema que acaba provocando instabilidade (sensação de que haverá uma queda a qualquer momento). Suas causas, porém, não se igual as da vertigem, pois esta pode se relacionar com a hipotensão (pressão arterial baixa) e com a hipoglicemia (níveis baixos de açúcar no sangue).

O significado de Vertigem está na categoria Significados