Significado de Vide

O que é Vide

Vide pode ser entendido com o mesmo sentido de ver, verificar, conferir. É usado quando se procura uma linguagem mais erudita, sofisticada, pouco comum no uso coloquial. Vide é a raiz de vídeo, algo feito essencialmente para ser visto.

O termo vide poderá aparecer, por exemplo, quando num texto se quer remeter a alguma outra obra ou a alguma outra parte do próprio texto em questão, por exemplo na frase “Para um aprofundamento maior no tema, vide a obra do autor brasileiro, que é o maior especialista (...).”

Podemos utilizar vide como o sentido de “visto que” ou “a exemplo de”, como na frase, “Adalberto deve ter ganho na loteria, vide que ele comprou uma mansão semana passada”.

Por ser um termo culto, poucos exemplos temos do termo vide usado de maneira mais popular. A exceção é a conhecida expressão encontrada na caixa dos remédios “vide bula”, que significa que a bula do remédio deve ser vista, deve ser lida, conferida.

Num sentido popular, a palavra vide também aparece para designar o cordão umbilical, o mesmo que envide.

Vide na Botânica

Também podemos encontrar como significado para o termo vide, um substantivo feminino que denomina a vara ou braço do pé de videira, o mesmo que bacelo, ou ainda o nome da muda que se usa para a reprodução das videiras.

Ainda dentro do campo da botânica, encontramos vide como um termo usado para designar as espécies pertencentes ao gênero vitis, plantas produtoras de uva da família das vitáceas ou videiras.

O significado de Vide está na categoria Significados