Significado de Viés

O que é Viés

Viés é uma palavra comumente usada em uma argumentação com o sentido de via, perspectiva ou postura intelectual. Contudo, originalmente, seu significado é o de obliquo, direção oblíqua, soslaio, esguelha.

No âmbito do Corte e Costura, viés é o nome dado a uma tira de pano quando cortada na diagonal. Esses viés de tecido são vendidos em rolos para serem usados tanto para a costura como para outros tipos de trabalhos manuais, enfeites e acabamentos.

Da palavra viés deriva o termo enviesado, que se aplica a alguma coisa que está atravessada ou com algo a atravessando, que está torta ou de viés. Por exemplo: “Basta que ele tome duas cerveja para já começar a falar de um jeito todo enviesado”.

Viés também é o nome dado ao erro estatístico que insiste em ocorrer, expressando uma tendência distorcida em uma taxa de amostragem dada. Em Portugal, esse erro recebe o nome de bias.

Em um certo sentido podemos usar a palavra viés para identificar algum tipo de comentário, fala, análise ou exposição que apresente um caráter tendencioso, desrespeitando uma expectativa de imparcialidade.

De forma geral, num discurso, a palavra viés remeterá ao caminho tomado pelo conjunto dos enunciados formadores das orações. Será a orientação epistemológica das palavras do orador; a linha sobre a qual se assentam as premissas da explanação; o rumo ou direção que segue uma abordagem cognitiva.

Em um sentido parecido, podemos ainda identificar a palavra viés como uma forma de se referir à natureza da qual provem determinado fenômeno; a categoria a qual se vincula certo objeto em um sistema de classificação.

Como sinônimo de viés, podemos ainda enumerar algumas palavras, tais como: procedimento, obliquidade, soslaio, revesgueio, banda, envies, través, flanco, diagonal, olhar de ladinho, detravés, de rabo de olho, ângulo, obiiquidade, atravessado, inclinado e etc.

O significado de Viés está na categoria Significados