Significado de Vocação

O que é Vocação

Vocação é uma palavra cujo significado é tendência ou inclinação natural para uma profissão em concreto.

Vocação é um termo que deriva do latim vocare, cujo significado é chamar.

O significado de vocação pode ser igualmente uma orientação religiosa, crença profunda num deus.

Temos mais significados, como por exemplo:

  • Capacidades ou interesse natural por qualquer coisa, podendo ser um hobbie, como cantar, dançar e escrever.
  • Aptidão natural.

Podemos também atribuir-lhe significados como vocação hereditária, que é uma convocação feita aos herdeiros legítimos à sucessão da actividade em questão.

O que é vocação:

Como podemos verificar, os significados da palavra vocação são vários. Desde a vontade que sentimos ao fazer algo que já nos parece tão natural, como aptidões inexplicáveis, à paixão por algo (seja profissão, hobbies ou religião), a qual pode ser derivada de herança, aptidão natural, orientação.

O significado da palavra derivado é proveniente, originado.

Vocação profissional:

Vocação profissional, por exemplo, é quando nos sentimos completamente fascinados pela profissão, que nos faz optar por uma determinada atividade para desempenhar como ofício. Profissão tem vários significados, tais como trabalho, ocupação, ofício.

Por isso, podemos dizer que vocação profissional é a aptidão para exercer um determinado ofício. Por exemplo: algumas pessoas nasceram para cuidar dos outros (médicos, enfermeiros, entre outros), outros nasceram para ensinar (professores, educadores, entre outros), e por aí vai.

Vocação religiosa:

A vocação religiosa é uma dedicação a Deus para a prática religiosa, louvar a Deus e servi-lo. A vocação religiosa é disponibilizar-se para esquecer as coisas que são do mundo consumista que Deus não aprova.

A vocação religiosa destaca-se por dedicar a vida a Deus e aos irmãos, encontrando assim paz e segurança Nele.

Quem tem mesmo vocação absoluta na vida religiosa e Deus (tanto homens como mulheres) pode optar por colocar-se exclusivamente a serviço de Deus, e dos restantes católicos, ajudando os mais necessitados. As mulheres procuram as congregações para se tornarem irmãs, ou freiras.

Qualquer um de nós tem uma vocação, aptidão natural para algo. Alguns demoram mais a perceber qual a sua, ou então nem lhe prestamos tanta atenção como devíamos. Seja vocação profissional, ocupacional, ou religiosa. Acaba por ser o nosso momento de descontracção e refúgio. Transmite segurança e satisfação pessoal.

O significado de Vocação está na categoria Significados