Significado de Voyeur

O que é Voyeur

Voyeur é um substantivo masculino. O termo é francês.

O que é Voyeur:

O significado de Voyeur é um indivíduo que tem prazer ao observar atos sexuais ou práticas íntimas de outras pessoas. Pode ainda indicar uma pessoa que tem prazer em visualizar objetos que tenham alguma ligação com o erotismo e sexualidade.

No idioma francês, voyeur tem como definição “aquele que vê”. Dessa forma, há a descrição de alguém que gosta de observar os outros, mas sem participar do que estejam fazendo, porém gosta de tirar fotos ou até mesmo gravar momentos íntimos e privados de outrem.

As pessoas que são comumente observadas pelo voyeur podem ou não estar ciente disso. O voyeur pode usufruir de recursos como janelas, binóculos, frestas, câmeras, entre outros para observar e espiar seus alvos. Isso é considerado uma invasão de privacidade, claro, para aquelas pessoas que não consentiram em serem observadas.

O voyeurismo – chamado também de mixoscopia – é considerado uma psicopatologia, abordando que é um desvio da conduta sexual.

A prática do voyeur pode se transformar (e isso acontece com muita frequência) em perseguição – por isso, o voyeur também é chamado de stalker – pois ele sabe de diversos detalhes da vida da pessoa que está observando. Tal questão pode trazer consequências profundas, em termos de proteção à pessoa que está sendo observada, e claro, para sua saúde mental e física.

Um exemplo de filme (sendo o mais famoso que aborda a prática de voyeurismo) é o “Janela Indiscreta”, produção de 1954, mas que contou com uma refilmagem em 1998.

O significado de Voyeur está na categoria Significados