Significado de Vulnerabilidade Social

O que é Vulnerabilidade Social

Vulnerabilidade Social é um conceito sociológico.

O significado de Vulnerabilidade Social designa grupos sociais ou lugares – dentro de uma sociedade – que estão excluídos dos benefícios e direitos que todos deveriam possuir em um mundo civilizado.

A vulnerabilidade social atinge famílias ou até mesmo indivíduos sozinhos, que geralmente moram na rua, não tem voz para pedir ajuda ou relatar seus problemas e que dependem dos outros.

A vulnerabilidade social, nesse caso, está ligada à pobreza e às condições em que as classes mais pobres e menos favorecidas da sociedade se encontram.

Pessoas que sofrem de vulnerabilidade social estão em uma situação vulnerável, com diversos problemas sociais que poderiam ser sanados com recursos e assistência.

Mas quais são as causas da vulnerabilidade social? Algumas podem ser apontadas:

  • Crises econômicas,
  • Baixos níveis de educação,
  • Catástrofes e guerras,
  • Condições geográficas,
  • Descaso,
  • Falta de comprometimento das autoridades que seriam responsáveis, etc.

Por exemplo, as crises econômicas juntamente com a atuação precária dos órgãos do Estado responsáveis em atender os grupos sociais necessitados são uma grande e crescente causa. Além disso, a falta de emprego e baixos salários também podem contribuir para a vulnerabilidade social.

Alguns sinais indicam quando uma pessoa está em vulnerabilidade social:

  • Desnutrição,
  • Condições inadequadas e precárias de moradia,
  • Falta de saneamento básico,
  • Indivíduo sem família e desempregado.

Esses fatores fazem parte do risco social.

Vulnerabilidade e Risco Social

As definições de vulnerabilidade e risco social podem trazer confusão e são consideradas sinônimas, pois ambas estão ligadas com a pobreza.

Na verdade, o risco social é uma consequência da vulnerabilidade. O risco social, portanto, só irá existir se houver vulnerabilidade.

Atitudes para retirar pessoas do risco social é melhorar a qualidade educacional e cultural do país, além da própria escolaridade dos habitantes. As carências podem e devem ser superadas através dessa bagagem cultural e educacional.

Índice de Vulnerabilidade Social

O indicador que auxilia os governos a analisar as condições de vida das classes mais pobres do Brasil é o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social.

O Índice Paulista de Vulnerabilidade Social faz a identificação de pessoas com as maiores necessidades e as localiza, para que seja possível incluí-las em programas (ou até mesmo criar programas) para coloca-las de volta na sociedade.

Em últimas pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a vulnerabilidade social no Brasil teve queda, no entanto ainda é alta nas regiões Norte e Nordeste.

O significado de Vulnerabilidade Social está na categoria Significados