Significado de WMS

O que é WMS

WMS é uma sigla do termo inglês Warehouse Management System que, em português, é traduzido por Sistema de Gerenciamento de Armazém que consiste em uma parte importante de uma cadeia de suprimentos. É empregado para nomear os softwares de gestão, que diminui o uso de mão de obra e organiza os dados de maneira bastante eficaz.

Além do mais, o sistema WMS fornece as diretivas inteligentes de picking, de rotação dirigida de estoques, consolidação cross-docking que auxilia na maximização do espaço de armazéns e otimiza a disposição de “put-away” através das informações obtidas em tempo real sobre o status e uso de prateleiras.

Uma empresa como, por exemplo, um supermercado que utiliza o sistema WMS acaba dependendo em menor quantidade e grau da experiência humana uma vez que, a operação é realizada de forma automática.

A tecnologia empregada no sistema WMS é a Auto ID Data Capture com dispositivos móveis, código de barras e redes locais sem fio para que possa monitorar melhor o fluxo de produtos. O sistema funciona da seguinte forma: coletam-se os dados e depois se realiza uma sincronização dos mesmos que pode ser por meio do processamento batch de todo um lote dos produtos ou por meio de transmissão em tempo real via rede sem fio. Dessa forma o banco de dados pode ser utilizado para fornecer relatórios.

Quanto às interfaces, o WMS possui as seguintes: ERP (Enterprise Resource Planning), MRP (Planejamento de Recursos da Empresa) e softwares de gestão que permite receber o processamento de pedidos e outras informações importantes.

As finalidades do WMS são: Agendamento e o Recebimento, Endereçamento, Armazenamento, Separação, Expedição e o Abastecimento de linhas de produção (que permite aumentar a produtividade, enquanto se diminui os custos).

Consequentemente, as vantagens que são obtidas pela implementação correta do sistema WMS são as seguintes: Maior competitividade no mercado, Controle de saída e entrada de mercadorias, Eliminação de reclamações que são realizadas pelos clientes, Controle da produção tanto individual quanto coletiva e Otimização do espaço dedicado à armazenagem dos produtos.

Pode-se dizer que o sistema WMS é uma importante ferramenta muito utilizada na logística devido ao seu grande modo efetivo e também tecnológico que, entre vários atributos, possibilita uma maior e melhor distribuição de produtos.

Por fim, o sistema WMS é desenvolvido e personalizado para cada modelo de negócio. As empresas especialistas nesta tecnologia oferecem toda a assistência e monitoramento do programa.

 

 

 

O significado de WMS está na categoria Significados