Significado de Xenofobia

O que é Xenofobia

Xenofobia é um substantivo feminino. O termo vem do Grego xenos, que significa “estrangeiro”, mais fobos, que quer dizer “ódio, aversão, terror, medo”.

O significado de Xenofobia descreve, assim como sua própria etimologia, a aversão a coisas estrangeiras, podendo ser pessoas ou comportamentos. Por exemplo, pessoas vindas de outro país sofrem com a xenofobia de alguns indivíduos do país que as está recebendo, fazendo com que muitas culturas passem por instabilidades e conflitos.

Na realidade, xenofobia é a repugnância a tudo que seja estrangeiro, caracterizando-se como uma forma de hostilidade.

Por isso, é muito comum classificar a xenofobia como um preconceito ou até mesmo uma doença (no caso, um transtorno psiquiátrico), dependendo da gravidade da rejeição e da manifestação de ações discriminatórias – nesse caso, é visto como um medo descontrolado do que é desconhecido, desequilibrando o indivíduo que necessita de um tratamento comportamental para conscientizar-se que a má experiência que ele possa ter passado não traz qualquer risco ou perigo (apesar de sua mente acreditar que sim).

Infelizmente, muitos xenófobos partem para a violência contra indivíduos estrangeiros, pelo simples fato de possuírem intolerância contra suas diferentes culturas (ou ao que não faz parte do local onde se vive ou reside). Outros, porém, apenas evitam o convívio social com essas pessoas, assim como não falam com estranhos – para estes xenófobos, a ansiedade pode desencadear até mesmo crises de pânico.

É claro que algumas formas de discriminação não se configuram como xenofobia, mas sim como conflitos ideológicos, motivações políticas e/ou religiosas ou choque de culturas.

Xenofobia no Brasil

No Brasil, a xenofobia nunca tomou grandes proporções ou demonstrações, afinal o país recebeu e continua recebendo imigrantes de inúmeros países de braços abertos.

No século XIX, cabe destacar, aconteceu a lusofobia – fenômeno nacionalista de certos políticos brasileiros contra os indivíduos portugueses. A intenção era diminuir a atividade destes na economia local.

Atualmente, imigrantes haitianos ainda sofrem com xenofobia (e racismo) no Brasil. Estes procuraram o país para melhores condições de vida e emprego após um forte terremoto devastar o Haiti e matar mais de 300 mil pessoas.

A crise mundial pode ser um motivo para o aumento da xenofobia dos brasileiros contra novos refugiados (nigerianos, cubanos, sírios, entre outros), embora nada justifique.

Xenofobia na Europa

A livre circulação de pessoas que está estabelecida na maior parte dos países-membros da União Europeia causa uma elevada migração interna. Como consequência, aumenta-se também casos de xenofobia.

A aversão ou ódio por estrangeiros não é novidade na Europa – isso já está enraizado no velho continente. De modo infeliz, os comportamentos e sentimentos xenófobos cresceram por conta das crises humanitárias, falta de recursos naturais, problemas econômicos e ocorrências de guerras que fazem com que a população de países subdesenvolvidos busque uma realidade mais positiva.

Xenofobia e racismo

A xenofobia e o racismo são conceitos que estão atrelados por serem atitudes de discriminação em relação a alguma pessoa.

Enquanto que a xenofobia é o desprezo para com a pessoa originária de outro país ou cultura, mesmo que seja da mesma etnia do xenófobo, o racismo é a discriminação da raça, ou seja, há a rejeição do indivíduo por ser de uma “raça inferior” aos olhos daquele que pratica o racismo.

O racismo vai contra a toda uma etnia, mesmo que tenha nascido no mesmo país do praticante do ato criminoso.

O significado de Xenofobia está na categoria Significados