Significado de Xereta

O que é Xereta

Xereta é um termo utilizado para caracterizar a pessoa que costuma tomar conta da vida alheia, um bisbilhoteiro que gosta de se intrometer aonde não é chamado.

O que é Xereta:

Normalmente, o xereta gosta de ficar por dentro de tudo que acontece ao seu redor, sendo, na maioria das vezes, inconveniente.

A palavra pode ter sua origem a partir do verbo “cheirar” que em latim significar “fragrare”, aquilo que tem fragrância ou cheiro forte. Talvez por isso o termo tenha passado a conotar uma pessoa que gosta de meter o nariz onde não é chamada.

De acordo com as normas ortográficas, xereta e seus derivados são grafados com “x” e não com “ch”.

Xeretar também é um verbo muito utilizado como sinônimo de investigar ou farejar algo. Além desses dois sinônimos, xeretar pode significar adulador ou bajulador.

Exemplos de frases com a palavra xereta:

“Não fale nada agora, fique em silêncio, pois tem muitos xeretas por aqui.”

“Se você não fosse tão xereta, não teria perdido o emprego.”

“Aquela moça xereta acabou de entrar na sala. Vamos sair logo daqui, pois não quero que essa nossa conversa acabe virando fofoca.”

Xereta Claudinho e Buchecha

A dupla brasileira de funk Claudinho e Buchecha gravou, em 1998, uma música com o título “xereta”. Veja um trecho de sua letra:

“Vou fazer você dançar sua xereta

Vou fazer você zoar esse planeta...”

Há também um refrigerante chamado Xereta fabricado pela empresa Refrix, sediada em tietê, um dos municípios de São Paulo.

O significado de Xereta está na categoria Significados