Significado de Xilogravura

O que é Xilogravura

Xilogravura significa gravura em madeira, ou seja, é a arte de gravar ou entalhar em madeiras.

Essa é uma técnica desenvolvida desde o século VI na China. Os artesãos utilizavam pedaços de madeira para entalhar a figura que eles queriam reproduzir. Na Idade Média, essa técnica foi propagada por toda Europa, influenciando diversos artistas da época.

Eles usavam tintas para pintar os relevos que foram esculpidos e utilizavam prensas para pressionar a madeira contra o papel ou outro tipo de material. Os desenhos produzidos saiam ao contrário e por esse motivo a habilidade desses artesãos era inacreditável.

Há dois tipos de xilogravuras: a xilogravura de fio e a de topo. A de fio também é conhecida pelos nomes de madeira deitada ou madeira à veia. A técnica é feita com a madeira deitada, isto é, os artistas usam a madeira cortada em seu sentido de comprimento.

E na xilogravura de topo a árvore e cortada no sentido transversal, ou seja, os artistas preferem usar a madeira em forma de discos.

Xilogravuras de cordel

A xilografia foi trazida para o Brasil pelos Portugueses que aqui chegaram pouco tempo depois de sua descoberta, introduzindo também a literatura de Cordel.

A popularidade dessa técnica é maior na região do Nordeste do Brasil. Os xilógrafos mais famosos são: Abraão Batista, Amaro Francisco, Gilvan Samico, José Costa Leite, José Lourenço e J. Borges.

Em Pernambuco, Severino Borges produz seus desenhos xilogravados em azulejos e se destaca por produzir seus desenhos em um escala bem menor do que a convencional.

As Xilogravuras de J. Borges

José Francisco Borges é um dos xilógrafos mais famosos de todos os tempos. É um artista mundialmente conhecido, tendo sido condecorado por suas obras pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Também recebeu um prêmio da UNESCO e foi destaque em 2006 no jornal “The New York Times”. É considerado patrimônio vivo da cidade de Pernambuco.

Suas obras destacam fatos do cotidiano, assim como o cangaço, o amor, a religiosidade, a popularidade e todos os fatos que envolvem o povo nordestino.

Xilogravuras em isopor

Essa é uma forma de desenvolver essa técnica em um material mais maleável e fácil de manusear. Ela consiste em utilizar um isopor de qualquer espessura, uma caneta sem tinta, tinta, rolo ou pincel para tinta. O processo é o mesmo, a pessoa desenha o que quer e reproduz a sua obra onde desejar.

O significado de Xilogravura está na categoria Significados