Significado de Xonado

O que é Xonado

Xonado é um termo popular que tem o mesmo significado de apaixonado. Não é uma palavra oficialmente aceita na língua portuguesa, constituindo-se de um neologismo que abrevia a palavra apaixonado criando uma expressão divertida e, ao mesmo tempo, meiga e íntima, que soa bastante simpática quando usada.

Entretanto, o termo xonado, às vezes é usado em demasia e de forma exagerada, o que empresta-lhe um caráter um tanto quanto brega, fazendo desse um termo mais de gosto popular.

Em geral, quando alguém sente que gosta de alguém e que está apaixonado por esta pessoa, pode usar e expressão xonado para se referir ao que sente. Algumas vezes, a palavra é mais usada para se referir a uma paixão forte, intensa, outras vezes aparece para expressar qualquer sentimento de interesse por alguém.

A palavra xonado ainda pode aparecer em alguns casos para expressar que uma pessoa sente falta de alguém ou que está carente. Assim, um indivíduo com saudades da pessoa amada pode brincar dizendo que está xonado, tal como aquele que está sentido falta de um pouco de atenção, que se sente só, pode dizer que está xonado.

Pelo seu caráter popular e lúdico, a palavra xonado aparece muito ainda em diversas músicas sertanejas atuais.

Vejamos alguns exemplos de frases com o termo xonado:

“Eu estava até meio desanimado hoje, nem queria vir a festa, mas depois de ouvir esse som e tomar umas duas cervejas já estou ficando xonado”.

“Eu ia mudar de cidade, mas não vai dar, eu estou xonado por você”.

O significado de Xonado está na categoria Significados