Significado de Yang

O que é Yang

Yang é um termo chinês e refere-se a um conceito oriundo do taoísmo, que entende que tudo no universo pode ser entendido como sendo dualístico, assim o yang seria uma das partes de tudo o que existe no universo a outra parte seria o yin. Podemos dizer que o yin yang são as forças masculina e feminina presentes em tudo.

O Que é Yang

Podemos então entender o significado de yang como sendo o do princípio masculino presente em todas as coisas, contudo, ele não é só isso, podemos compreender o seu sentido de uma maneira mais abrangente, entendendo-o também como o sol, a luz, o dia, a ação, o movimento ativo.

Para entendermos melhor o significado de Yang precisamos contrapô-lo à sua outra parte, o Yin. Vimos que o Yin é o princípio feminino, mas ele é também muito mais que isso, representa a Lua, a noite, a absorção, a passividade.

O Yang, aparecerá no símbolo conhecido como Yin Yang, como a parte branca do símbolo à sua direita, enquanto que o yin, portanto, ficará na parte esquerda do círculo, representado pela cor preta.

O símbolo do yin yang, além de remeter ao taoísmo, está também presente em inúmeras culturas orientais com um significado profundo, assim encontraremos sua utilização também no Budismo, no Feng Shui, I Ching, acupuntura, e etc. O símbolo também tem grande influência no ocidente sendo utilizado por grupos esotéricos e místicos de forma geral. E em todos esses ensina-se que todos devemos buscar o equilíbrio entre as forças yin e yang que possuímos dentro de nós.

O significado de Yang está na categoria Significados