Significado de Yankee

O que é Yankee

Yankee é uma palavra inglesa muito utilizada para se referir a uma pessoa nascida nos Estados Unidos ou àquela residente na Nova Inglaterra.

Na língua portuguesa, a palavra recebeu a grafia de ianque. Já no inglês é ainda possível encontrar o termo em sua forma diminutiva, ou seja, yank e, com isso, receber diferentes significados, embora seja comum escrever yank no Reino Unido.

Estudos etimológicos apontam que a origem do termo yankee tenha ocorrido por volta do século XVII, quando existia um grande número de holandeses na Nova Inglaterra. E, como muitos tinham o nome de Jan (o qual era pronunciado como Yan e, em português é o mesmo que João) logo surgiu o apelido Janke (que seria o diminutivo do nome) e, consequentemente, o termo yankee.

Curiosamente, o emprego do termo pode gerar confusão de compreensão por parte de quem ouve uma vez que, Yankee é falado por estrangeiros com o sentido de se referir aos americanos, enquanto que, para estes, o termo é utilizado somente para dizer que Yankee se trata somente do morador ou nativo de Nova Inglaterra.

Outras hipóteses levantadas sobre a origem do termo reporta-se ao período da Guerra Civil Americana (1861-1865), cujo combate colocou, em lados opostos, a região norte e a região sul dos Estados Unidos.

O soldado que combatesse a favor da União era chamado de Yankee. E, após o término da guerra, o termo passou a ser uma referência aos moradores da região norte americana e, principalmente, de Nova Inglaterra.

O termo yankee é considerado uma palavra depreciativa para os americanos do sul dos Estados Unidos, canadenses, britânicos e australianos. Por outro lado, existe uma canção intitulada “Yankee Doodle” que é a música oficial do estado de Connecticut. A mesma é cantada patrioticamente pelos americanos, enquanto os ingleses a tomavam para ridicularizar os colonos da Nova Inglaterra.

Em contrapartida, o termo é o nome de um dos times de beisebol americano mais famosos: o New York Yankees. Fundado em 1901, o time possui sua sede no bairro do Bronx, localizado em Nova York. Simplesmente conhecidos como Yankees, o time pode ser considerado como um dos maiores responsáveis pela popularização da palavra Yankee. O seu estádio, Yankee Stadium, construído em 2009, é aberto à visitação fora dos jogos.

Além de vários títulos conquistados na principal liga de beisebol, o Yankees é o único time que, no Salão da Fama do Beisebol, tem os seus jogadores representados em cada posição. A palavra Yankee é também a marca de dois produtos: uma barraca de camping e uma linha de relógios – a Yankee Street.

Existe ainda um mangá Yankee-kun to Megane-chan, cuja tradução para o português é “O Garoto Delinquente e a Garota de Óculos”. A série que possui 211 capítulos e 23 volumes foi escrita por Miki Yoshikawa e publicada entre 2006 e 2011. A história relata o esforço de Hana para integrar Shinagawa na turma da escola, para que possa deixar o passado delinquente para trás.

O significado de Yankee está na categoria Significados