Significado de Yin Yang

O que é - Yin Yang

Yin Yang são os conceitos referentes à dualidade de tudo que existe no mundo e faz parte da filosofia chinesa. Fundamentada no Taoismo, o Yin é a representação do princípio feminino, da escuridão, da água e da passividade enquanto o Yang representa o contrário: o princípio masculino, a luz, o fogo e a atividade.

A representação gráfica desses conceitos é composta de um círculo, cuja metade é de cor preta e com um pequeno círculo branco e a outra é branca com o pequeno círculo preto. Em outras palavras, essa junção tem como simbolismo a conexão dos princípios contrários que geram o equilíbrio e a harmonia, ou seja, um não pode existir sem o outro e deve estar na mesma medida para que haja através da igualdade, a harmonia das energias de ambos.

Por outro lado, o desenho gráfico que simboliza o Yin e o Yang apresenta a manifestação que uma força pode exercer sobre outra. Quando o Yin atinge o seu ponto mais elevado, a energia que surge é a contrária, ou seja, a Yang.

Deste modo, alguns dos teoremas que servem de exemplo são: “Quando estão potencializados, o Yin gera o Yang e o Yang gera o Yin”, “Em tudo existe a polaridade” e “Não existe nada neutro”.

Significado de Yin

O Yin é o lado escuro que fica na parte esquerda do círculo simbólico. Representa a lua, o escuro, o intuitivo, o feminino, o inverno e a receptividade.

Significado de Yang

O Yang é o lado claro que fica na parte direita do círculo. Representa o sol, a claridade, a racionalidade, o masculino, o verão e a agressividade.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam o Yin por ser a representação do escuro não é o mal, assim como o Yang por representar o claro não é o bem. O mal se faz presente quando algum dos polos está em desequilíbrio. Como a vida é considerada um processo cíclico, o Yin e o Yang devem estar em perfeito equilíbrio.

O significado de Yin Yang está na categoria Significados