Significado de Zambeze

O que é Zambeze

Zambeze é o nome de um dos maiores rios africanos que nasce ao norte de Zâmbia, país que fica na região sul da África. Ele possui cerca de 2700 quilômetros de extensão e banha cinco países do centro sul da África. É uma das mais importantes bacias hidrográficas e possui dois dos maiores reservatórios de água doce da terra.

Ele cruza Angola, Namíbia, Botswana, Zimbabwe e Moçambique até encontrar e se lançar nas águas no Oceano Índico.

No rio Zambeze há duas grandes hidrelétricas que estão localizadas em Kariba e são controladas em parceria entre Zâmbia e Zimbabwe. A outra fica em Cahora Dassa, na cidade de Moçambique. Elas produzem eletricidade para esses países e muitos outros, inclusive da África do Sul.

É possível, ainda hoje em dia, ver vários hipopótamos nas partes mais tranquilas do rio. Outros animais também podem ser vistos nadando por entre as águas, como os crocodilos e outros tipos de répteis.

O ser humano acaba sendo um perigo em relação à biodiversidade, pois desmata as terras em volta do rio, alterando, assim, a hidrologia do lugar.

No decorrer do rio, também podem ser encontradas as Cataratas Vitória ou Victoria Falls, considerada uma das grandes atrações turísticas do Rio Zambeze. Sua queda d’água possui aproximadamente 100 metros de altura e é considerada uma das maiores quedas do mundo.

As cataratas são consideradas Patrimônio da Humanidade desde o ano de 1989 pela UNESCO.

Zambeze (personagem)

Zambeze foi o nome dado a uma personagem da novela da Rede Globo no ano de 2011. Quem a interpretava era a atriz brasileira Totia Meireles.

Na novela, Totia interpretava a dona de uma pousada chamada “Recanto da Zambeze”. Ela era uma pessoa que já tinha viajado o mundo todo, encontrado o seu lado zen e descoberto o lado espiritual e mágico da vida.

O significado de Zambeze está na categoria Significados