Significado de Zênite

O que é Zênite

Zênite é uma palavra que prende-se à astronomia, e designa a linha imaginária partindo de quem observa e apontando para a parte mais alta da cúpula celeste. Ou seja, é o ponto em que a sua vertical encontra a esfera celeste.

Ao contrário do Zênite, e como antônimo, temos o nadir, que é o ponto abaixo da cabeça de quem está observando.

Hipoteticamente, seria possível traçar uma linha reta entre o zênite e o nadir, passando no centro da Terra.

Para a ciência astronomia e geografia, o zênite é de extrema importância, tendo em conta que ele proporciona um meio para calcular determinadas coisas, como por exemplo, a distância de uma estrela (distância zenital).

Tem ainda outros significados, estes figurados, que podem fazer referência a:

  • Ponto mais elevado de tal lugar
  • Ápice
  • Auge
  • Apogeu

Significados / Sinônimos: ápice, auge, máximo.

O que é Zênite:

Zênite Astronomia: Esta ciência é o ponto de referência usado para se observar o céu. Significa o ponto que se situa exatamente acima de um dado lugar, a partir de uma superfície horizontal.

Zênite sistemas: Um dos eixos do sistema horizontal de coordenadas, correspondendo sempre a um ângulo de 90º, ou seja, fazendo um ângulo reto.

Outros significados são conhecidos para o termo. Por exemplo, zênite deriva de uma expressão árabe cujos significados são: direção da cabeça; caminho acima da cabeça.

É usado o termo para definir o ponto mais elevado no céu, pelo qual um objeto celeste passa.

É também usado em trigonometria, principalmente com objetivos de navegação astronômica, e caracteriza-se por um dos três pontos de referência que formarão um triângulo de posição a partir do observador.

Zênite solar

Outro dos significados, ou variantes, do termo é zênite solar. Este acontece quando o sol está acima das árvores, normalmente ao meio-dia solar.

Zênite Geografia: O zênite solar perfeito só acontece duas vezes por ano na Terra, e apenas nas latitudes entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer. Esse fato acontece quando o sol está diretamente acima das das árvores. 

Zênite e Nadir

Nadir, como supracitado, é o oposto de zênite. Portanto, se o segundo significa o ponto mais elevado acima do observador, o nadir significa o ponto mais baixo, o qual se situa abaixo dos pés do observador.

Também o termo nadir teve origem árabe. Este deriva das palavras nadeer ou nathir, cujos significados são: oposto, contrário.

O significado de Zênite está na categoria Significados