Significado de Zica

O que é Zica

Zica é um substantivo feminino. O termo não tem uma origem definida, podendo ser tratada como um regionalismo – é também possível, de acordo com alguns estudos, ser uma abreviação de “ziquizira”.

O que é Zica:

O significado de Zica é um termo informal presente no Brasil, considerado uma gíria que designa algo muito ruim, azar, falta de sorte, infortúnio.

É uma confusão que ocorreu, um problema, um desentendimento, uma situação de má sorte. É claro que, dependendo da região do país, a expressão pode abranger outras definições.

Por exemplo:

“Você precisa sair desta zica, amigo! Que onda de má sorte que você está passando.”

“O teste de hoje na faculdade foi horrível. Acho que deu zica.”

“Estou em uma zica danada.”

 “Esse jogador é a maior zica – quando ele joga, meu time sempre perde.”

Ou seja, quando uma pessoa reclama de má sorte (zica), significa que ela está reclamando que as coisas estão dando errado sem motivo aparente.

Também, zica é uma gíria utilizada para se referir a uma maldição, um mau presságio, um mau agouro ou ainda como uma situação de baixo astral.

A expressão “zica do pântano” é um modo de dizer que uma pessoa é azarada ou enrolada, ou seja, que pode até causar constrangimento ou repulsa e que ainda não traz boas energias. A explicação do nome da gíria é que o pântano é um local de ermo de complicado acesso.

Há ainda outra expressão, chamada de “zica da balada” (ou “zica do baile”) que indica o contrário da expressão anterior. As pessoas consideradas “zicas da balada” que estão sempre de bem com a vida, isto é, que estão sempre com um estado de ânimo alegre, divertido e bem-humorado.

Quando a grafia do termo é feita com a letra “k” no lugar do “c”, tornando-se “zika”, a palavra ganha outro significado, este sendo ainda mais conhecido, sendo um vírus que é transmitido pela picada de um mosquito, o Aedes aegypti, o mesmo inseto que também é o causador da dengue e da Chikungunya.

O vírus Zika teve sua identificação no Brasil pela primeira vez em abril de 2015. A doença pode ser assintomática por volta de 80% das pessoas contagiadas, mas na ocorrência de sintomas, destacam-se os seguintes:

  • Febre baixa
  • Dor de cabeça,
  • Dores leves nas articulações,
  • Coceira e vermelhidão nos olhos,
  • Manchas vermelhas na pele.

Há alguns outros sintomas com menor frequência, tais como inchaço corporal, tosse, vômitos e dor de garganta.

Em grande parte, a doença é benigna e os sintomas desaparecem após cerca de 3 a 7 dias. Algumas formas mais graves e atípicas existem e podem provocar o óbito.

O significado de Zica está na categoria Significados