Significado de Zip Code

O que é Zip Code

Zip Code é uma expressão de origem inglesa que, na verdade significa Zone Information Postal ou Zona de Informação Postal em português. O sistema foi implementado nos Estados Unidos por volta do ano de 1963 com o intuito de facilitar e agilizar o reconhecimento de avenidas e ruas, além de edificações, casas e bairros dos remetentes e destinatários das correspondências.

O Zip Code é constituído de cinco números mais um hífen que é seguido por mais quatro números. Este modelo é um sistema de código que permite reconhecer imediatamente a localidade através da relação que cada número tem com uma região.

No Brasil o sistema é conhecido como CEP (Código de Endereçamento Postal) que consiste em 5 números, mais um hífen e 3 números seguintes. Curiosamente, o CEP começa com um algarismo que pode ser de 0 a 9, sendo que cada número faz referência a uma região ou estado como, por exemplo, o número 0 (para a região da Grande São Paulo), 1 (para municípios do interior de São Paulo) e o 4 (para os estados da Bahia e Sergipe).

Este modelo facilita a distribuição de correspondência e encomendas uma vez que, essas agências recebem grande volume diário, que exige agilidade para organização e entrega por parte dos funcionários.

Para isso, ao observar um número de CEP, as agências dos Correios no Brasil e o Departamento de Postagem nos Estados Unidos conseguirão rapidamente identificar o endereço da correspondência já que o primeiro algarismo se refere ao estado ou região, do segundo ao quinto ao código do município e os 3 últimos a rua, avenida ou travessa do destinatário.

É por isso que é obrigatório informar o número do CEP em um envio de correspondência independente do modelo de despacho. O remetente deve ficar atento na hora de informar o CEP para não fornecer o código errado e assim a correspondência não voltar ao seu endereço.

O significado de Zip Code está na categoria Significados