Significado de Zíper

O que é Zíper

Zíper é o mesmo que fechecler, fecho-cler, fecho-éclair, fecho de correr e às vezes também é chamado de braguilha. O zíper é uma abertura ou fecho que pode ser usado nos mais diversos tipos de roupa, como calças, jaquetas, bermudas, casacos e etc., e que é bastante comum em malas, bolsas e mochilas.

O funcionamento do zíper permite que determinada parte de uma roupa seja fechada ou aberta de maneira prática e rápida. O zíper funciona com o encaixe de dois dentes metálicos dispostos sobre dois cadarços que se complementam perfeitamente, abrindo e fechando conforme movimentamos sua lingueta.

O primeiro sistema de fecho considerado um esboço do que é o zíper atualmente surgiu em 1893. Whitcomb Litcomb Judson patenteou neste ano na cidade de Chicago um sistema que permitia abrir e fechar com praticidade um compartimento em uma roupa. Vinte anos mais tarde as ideias de Judson foram aperfeiçoadas nos Estados Unidos por um sueco que desenvolveu um sistema de fecho semelhante, mas que no lugar de ganchos pontiagudos usava dentes metálicos como uma forma prática de abrir e fechar bolsas de pequeno porte.

Em 1917, o novo zíper foi incorporado aos casacos produzidos para a marinha norte-americana, que passaram a ser usados para abri-los na frente. A ideia agradou aos estilistas dos anos 30, que começaram a criar roupas que usavam o mesmo princípio das roupas dos marinheiros, e, além dos casacos, passaram a adotar também o uso do zíper em vestidos, sapatos e todo o tipo de peça que a criatividade permitisse, sendo usado inclusive como mero adorno de algumas dessas peças de roupa.

O zíper conquistou o público em todo o mundo desde então e hoje o acessório é bastante popular, estando, por exemplo, presentem em praticamente 100% das calças jeans usadas no planeta.

O significado de Zíper está na categoria Significados