Significado de Zona De Exclusão Aérea

O que é Zona De Exclusão Aérea

Zona de exclusão aérea é uma expressão.

O que é Zona de exclusão aérea:

O significado de Zona de exclusão aérea, também chamada de área de exclusão aérea ou zona proibida ao voo, é uma área delimitada que, dentro do espaço aéreo de um Estado, possui restrição ou proibição de tráfego de aeronaves.

Esta decisão se dá através do Estado ao qual pertence aquele espaço aéreo em questão ou mesmo por meio de uma imposição externa (como uma forma de sanção). Se a decisão foi do próprio Estado, as zonas proibidas precisam possuir extensão e localização admissíveis, pois é necessário que não se prejudique a navegação aérea comercial.

A medida da zona de exclusão aérea pode ocorrer por conta de uma necessidade militar ou por segurança pública. Em relação à segurança pública, a zona de exclusão aérea tem como finalidade interditar a circulação de aviões em uma determinada área do espaço aéreo – aquelas aeronaves que pretendem ou precisam sobrevoar a área precisam pedir autorização. Quando isso não ocorrer, a aeronave poderá ser classificada como inimiga e pode até ter como consequência o abatimento deste avião. É importante frisar que a defesa antiaérea do país em questão não poderá estar ativa na zona de exclusão aérea.

O cumprimento da zona de exclusão aérea é realizado através de controle, com o uso de aviões com radar e outros aparelhos que possam ser úteis na identificação e interceptação de qualquer violação a esta área.

É claro que a zona de exclusão aérea acontece quando se realiza algum importante evento, como é o caso da visita do Papa em algum país. Outras razões são a grande quantidade de concentração de pessoas e também a fim de evitar atentado terroristas.

Países que vivem em situações de conflitos, como é o caso da Líbia e da Síria, possuem seu espaço aéreo fechado frequentemente. Na história recente, algumas propostas da criação de zona de proibição de voos surgiram, através dos Estados Unidos, para países que estão em guerra, visando proteger os cidadãos.

Outro exemplo ocorreu em 1991, quando os Estados Unidos, Reino Unido e França estabeleceram a zona de proibição de voos no norte do Iraque.

O significado de Zona De Exclusão Aérea está na categoria Significados