Significado de Zona Intertropical

O que é Zona Intertropical

Zona Intertropical é uma região do planeta Terra caracterizada por marcar o encontro dos ventos que sopram dos hemisférios norte e sul, é uma região situada mais ou menos sobre a linha do Equador e também pode ser chamada de Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no inglês Intertropical Convergence Zone ou (ITCZ). A zona intertropical, entre os anos 1920 e 1940, foi conhecida como Frente Intertropical (FIT), contudo, a partir da década de 40 seu nome foi mudado para o atual.

Uma das mais influentes áreas climáticas do planeta, a zona intertropical constitui um importantíssimo sistema geográfico-meteorológico situado entre os trópicos de câncer e de capricórnio. O estudo da dinâmica dos ventos dessa região é imprescindível para se fazer previsões meteorológicas de curto e longo prazo tanto para a região tropical como para o planeta como um todo.

Uma outra característica importante da zona intertropical é que sua natureza característica, com ventos oriundos de diferentes regiões sobre o Equador, faz dessa a região mais quente do planeta, responsável pela formação de desertos e por trechos de navegação muito difíceis, onde por vezes a temperatura fica insuportável e nenhum vento aparece no meio do oceano.

As chuvas que ocorrem nos continentes africano, asiático e americano estão intimamente ligadas à ação dos ventos que atuam na zona intertropical. E de todos os continentes, somente a Europa e a Antártica não têm porções de seu território situadas sob essa zona térmica.

A zona intertropical incide diretamente também sobre o Brasil, atuando em partes da região Norte e Nordeste do país.

O significado de Zona Intertropical está na categoria Significados