Significado de Zoneamento

O que é Zoneamento

Zoneamento tem significados que nos leva para a área do urbanismo.

  • zonear é separar uma cidade em zonas específicas, dividindo-as de acordo com as atividades que estão disponíveis em cada uma das zonas.

O zoneamento passou a ser mais conhecido como uma opção de planejamento urbano no século XX, e são também aplicadas às leis, as quais tinham como objetivo regular os usos dados aos espaços urbanos.

O que é zoneamento:

Podemos afirmar que os significados de zoneamento são: a separação de algo por zonas.

 Aplicamos estes significados às cidades. Numa zona residencial, tem como objetivo o acolhimento das pessoas nas suas casas.

Zona comercial, é uma localidade que tem como objetivo construir lojas.

A zona industrial tem instalações e infraestruturas que funcionam como fábricas, entre outros.

Já as zonas agrícolas, dedicam-se unicamente à utilização agrícola. Podemos também observar zonas mistas, sendo estas usadas com mais do que um objetivo.

Podemos dividir o zoneamento em vários tipo: ambiental, agrícola, etnozoneamento (que tem como um dos significados a separação por etnias).

Estes vários tipos de zoneamento são instrumentos da política nacional de gestão territorial e ambiental de terras indígenas, os quais tiveram como data de origem 2012.

Zoneamento ambiental

Zoneamento ambiental tem como objetivo controlar o uso que se dá ao solo e determinar quais as atividades que estão permitidas em determinadas zonas. Caso seja justificativo, dá-se uma intervenção do governo, que legalmente procura o desenvolver integramente, mas conjugando com a proteção ambienta. A isto damos o nome do tão famoso desenvolvimento sustentável.  

Podemos assistir ao zoneamento ambiental, quando usado para fazer um planejamento do uso do solo adequadamente, tendo em conta as características próprias e específicas que cada tipo de solo tem.

O objetivo do zoneamento ambiental é manter o equilíbrio dos ecossistemas, assim como manter a sustentabilidade dos recursos naturais destas zonas.

Esta forma de distribuição da zona está inscrita na política nacional de meio ambiente, imposta na lei de 1981 nº 6.938.

Após isso, o zoneamento ambiental ficou famoso como zoneamento ecológico-econômico (ZEE) devido ao decreto federal de 2002 nº 4297. A união, os estados e os municípios estão responsáveis pelo zoneamento ecológico-econômico.

Zoneamento agrícola

Devido ao zoneamento agrícola, é possível identificar com clareza e separar as zonas cujos terrenos são melhores, e os que são mais indicados para o cultivo de determinados recursos naturais.

Não podemos ignorar que em determinado solo, o excesso de calor ou de frio pode arruinar por completo a agricultura.

Podemos, por fim, concluir que a política de separação é fundamental para a existência de uma harmonia entre os solos, como manter uma boa política de mantimento dos solos saudáveis.

O significado de Zoneamento está na categoria Significados