Significado de Zoólito

O que é Zoólito

Zoólito é um termo associado à paleontologia que significa animal fossilizado. Mas os seus significados não terminam aqui. Esse termo é ainda usado para designar os artefatos arqueológicos que foram feitos em pedra pelo homem. Buscando a origem da palavra zoólito, de forma a percebermos corretamente seus significados, temos:

Zoo – cujo significado é “animal”

Lito – “pedra”

Sendo assim, zoólitos designam qualquer fóssil de origem animal em pedra.

O que é Zoólito:

O significado de Zoólito está associado a um fóssil de um animal em pedra, mas como surgiu? Terá mais significados?

Ele foi um artefato arqueológico cuja origem se prevê ter sido de há cinco milhões de anos.

Como se sabe, os primeiros artefatos usados pela humanidade eram de pedra, os quais eram usados para moer, cortar, triturar, e defender.

As ferramentas e artefatos mais conhecidos são as lâminas de machado, as lascas, as pontas das setas, ou os raspadores.

Zoólito na Pré-História

Antes de vermos a presença do zoólito na pré-história, vejamos o significado de pré-história, de forma a percebermos os significados atribuídos a zoólitos.

A pré-história é o período que se situa antes do aparecimento da escrita, em cerca de 3500 A.C (Egito).

Na pré-história, o homem não dispunha de ferramentas para as suas atividades diárias, como acontece nos dias de hoje. Por isso eles usavam os materiais provindos da natureza, e a pedra era um desses elementos.

Inicialmente a pedra não era muito trabalhada, mas depois passou por uma fase mais avançada, onde era polida. Nessa altura começam também a aparecer os primeiros trabalhos em cerâmica.

É também dessa data (aproximada) que se dá o domínio do fogo.

Os Zoólitos na pré-história eram as esculturas que eles faziam em pedra, os quais normalmente faziam a representação de animais. Os zoólitos no Brasil foram encontrados na costa litorânea, e diz-se terem sido produzidos pelas culturas sambaqui. Pode ver esses artefatos em Santa Catarina, na área preservada.

O significado de Zoólito está na categoria Significados