Significado de Zouk

O que é Zouk

Zouk provém do dialeto Crioulo (Francês com o idioma Africano) dos povos do Haiti e quer dizer festa. É um ritmo musical proveniente das Antilhas, um arquipélago próximo ao Caribe, Guadalupe e Martinica. Esse estilo se espalhou pelo mundo afora e faz muito sucesso em todo o Brasil, principalmente no Norte do país.

Origem do Zouk

Essa nova forma de expressão foi criada em 1985 pelo grupo Kassav, que fez um mix com dois estilos: o Calipso e a Mokossa. Sendo a primeira música "Zouk la sé sèl médickaman nou ni". Como a palavra Zouk passou a ser a mais expressiva na música, acabou ditando essa nova tendência mundial.

O estilo Zouk

A forma de dançar esse novo ritmo é muito particular, ou seja, os pares se movimentam de forma sensual e de acordo com os movimentos da cabeça, sendo ela que estabelece o tempo de cada passo.

Zouk no Brasil

A forma de dançar o Zouk é muito parecida com a Lambada, porém seus movimentos normalmente são mais lentos e o jogo de braços e rodopios são bem mais sutis. Essa dança é mais presente nos estados da Bahia, Amapá, Recife, Pará e Pernambuco.  

O que é Zouk Day?

Esse é o maior encontro dos aficionados pela dança no Brasil. Ele acontece todos os anos no Feriado de Corpus Christi, na cidade de São Paulo. Normalmente ele é separado por categorias: iniciante, intermediário, avançado e profissionalizante.

Diferentes tendências

Atualmente podemos encontrar várias tendências dentro desse estilo de dança, como por exemplo: Zouk-love, Cabo-Love, Cabo-Zouk, Zouk Flow, Soulzouk, Neozouk e o Revolution.

O significado de Zouk está na categoria Significados