Significado de Zumbi

O que é Zumbi

Zumbi é um termo com dois significados, sendo eles:

  • Uma pessoa que só sai durante a noite
  • Figura fantástica, morto-vivo, que vagueia durante a noite pelas ruas e casas

Zumbi é o termo brasileiro para zombie, e entre os seus significados podemos afirmar que designa uma criatura que, na cultura popular, é uma pessoa morta que foi reanimada, a qual fica perambulando pelas ruas e com atos estranhos.

O significado de zumbi é, dessa forma, um morto-vivo, sem vontade própria, e que não mostra ter qualquer personalidade.

O que é Zumbi:

Os zumbis tiveram origem nas crenças espirituais, e revelam sua presença em rituais do vodu haitiano. Segundo reza a lenda, o vodu tem a capacidade de fazer uma pessoa morta voltar à vida para se vingar de todos os que lhe fizeram mal quando estavam vivos.

Esse termo pode ser usado também na gíria para falar de alguém que dormem pouco de noite, passando essas horas noturnas acordados, e sentindo-se verdadeiros “zumbis”. Por isso nós usamos a palavra zumbi para denominar alguém que apresente um comportamento estranho, ou alguém que tenha uma aparência soturna.

Mas será que zumbis existem?

Segundo algumas histórias, os zumbis são pessoas comuns que foram sepultadas, mas que depois foram desenterradas e reanimadas (os meios para a reanimação são desconhecidos). A explicação para esse fenômeno faz referência à morte cerebral, que não se daria.

Ou seja, eles não são apenas fruto da imaginação, permanecendo vivos em vários rituais de vodu.

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares tem significados distintos dos anteriores. Ele foi um herói e um símbolo na conquista de Quilombo dos Palmares.

Mas o que é Palmares?

Palmares era a cidade onde nasceu Zumbi, situada em Alagoas, no Brasil. Zumbi era um escravo que havia sido levado para Portugal por um missionário. Zumbi fugiu de Portugal e voltou para a sua terra natal, onde se tornou um líder na luta contra os portugueses.

Embora ele se tenha tornado um símbolo da luta negra no país, acabou tendo sua cabeça cortada e colocada numa praça pública pelos portugueses. Estes últimos tinham como objetivo demonstrar que Zumbi não era imortal, e muito menos mais poderoso do que eles.

O significado de Zumbi está na categoria Significados