Itinerário é uma palavra que significa rota, caminho, percurso que se pretende seguir ou que será feito de determinado local a outro.
Itinerário é também o trajeto percorrido pelo trem, as estações (itinerário metro) que fazem parte do caminho percorrido pelo trem. Itinerário é o que faz referência aos caminhos ou às estradas. O termo itinerário é um adjetivo e substantivo masculino e seu plural é itinerários.
Itinerário em inglês é itinerary.
Itinerário vem do latim intinerarius, “relato de uma viagem”, de iter, “jornada”, derivado de ire, “ir”. Ou seja, assume os significados de roteiro, viagem, bem como também caminho que se percorreu ou que vai percorrer.
Um itinerário de viagem descreve todos os detalhes de uma viagem, o que inclui alojamento e arranjos de transporte. Para elaborar um, é preciso de todas as informações pertinentes para determinado passeio, como as datas de ida e volta, lista dos pontos turísticos e reservas de hotéis.
O itinerário complementar se refere às estradas portuguesas que fazem a ligação de centros de influência supra concelhia mais infra distrital até os centros de influência supra distrital. Esses podem ser chamados de autoestradas, porém a maioria é de vias com perfil 2+1, idêntico com o de uma via rápida.
Somente 42% da rede de itinerários complementares em Portugal está concluída, fazendo com que vários dos itinerários previstos possam ser assegurados por estradas nacionais.
Itinerário principal é a designação dada em Portugal para as estradas que ligam as capitais de distrito até os centros de influência supra distrital aos aeroportos, portos e fronteiras do país.
A indicação/definição de itinerário de ônibus se refere ao trajeto que o ônibus irá percorrer, passando pelos pontos de parada até chegar ao seu destino final.
O itinerário Antonino ou itinerário de Antonio é o registro das distâncias e estações ao longo de diversas estradas do Império Romano. Esse possui direções sobre como se deslocar entre povoações.
Diz-se que o itinerário Antonino foi compilado a partir de documentos originais referente a um levantamento realizado na época de Júlio César e que foi continuado por Augusto.
Esse registro é considerado uma fonte inestimável devido à escassez de outras obras muito extensas. Não se sabe qual a data da redação ou publicação e nem quem foi o autor desse.
Acredita-se que no início do século III, a edição original do registro tenha sido publicada, embora a que resta atualmente esteja datada do período de Diocleciano.
Tradicionalmente, o autor é conhecido como Antonino Augusto, e se este realmente foi um dos imperadores romanos, o mais provável é que tenha sido Antonino Caracala.
A palavra intinerário está errada. O correto é a grafia itinerário sem a consoante “n” na primeira sílaba.
Itinerário é sinônimo de:
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.